Racismo

Casal que espancou jovem em Açailândia pode ser indiciado por tentativa de homicídio

Gabriel da Silva Nascimento, de 23 anos, foi agredido com chutes, pisões e tapas pelo empresário Jhonnatan Silva Barbosa e a dentista Ana Paula Vidal.

Casal que espancou jovem em Açailândia, no Maranhão, foi indiciado pelo MPMA. (Foto: Reprodução/TV Globo)

A delegacia da cidade de Açailândia, no Maranhão, deve concluir até a próxima semana o inquérito sobre as agressões sofridas por Gabriel da Silva Nascimento, de 23 anos. O jovem foi atacado dentro do próprio carro, na frente do prédio onde morava, por um casal, o empresário Jhonnatan Silva Barbosa e a dentista Ana Paula Vidal. Os dois podem ser acusado de tentativa de homicídio.

O caso, classificado como racismo, foi noticiado nacionalmente pelo Fantástico, da TV Globo, no último domingo (2). Segundo o Estadão, a expectativa é que, tanto o relatório da Polícia Civil quanto o parecer do Ministério Público do Estado, peçam o indiciamento dos agressores por tentativa de homicídio.

“Eles pisam no pescoço do Gabriel, depois se ajoelham sobre o pescoço dele. Em um terceiro momento, tem um mata-leão. Então tem um foco nas vias respiratórias. Em nenhum momento eles param, eles são detidos. Ali, tecnicamente, foi uma tentativa de homicídio”, explicou o advogado da vítima, Marlon Reis, em entrevista ao Estadão.

O advogado foi uma indicação do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos (CDVDH) de Açailândia para defender Gabriel da Silva. A expectativa é que o caso seja levado a júri popular.

“Isso vai abrir um debate sem precedentes. Vai haver uma discussão pública sobre o assunto, a nível de tribunal do júri. O debate social tende a se intensificar nesse caso. É uma oportunidade rara de debate público sobre violência racial”, disse a defesa ao Estadão.

Entenda o caso

Na manhã do último dia 18 de dezembro, Gabriel estava dentro do carro e esperava para ir à uma festa do trabalho, quando foi surpreendido por Ana Paula, moradora do mesmo prédio da vítima, e Jhonnatan. O casal acusou o jovem de ladrão e o agrediu.

Segundo as imagens de câmeras de segurança, Ana Paula e Jhonnatan desferem chutes, pisões e tapas durante cerca de três minutos contra Gabriel.

Ainda de acordo com as imagens, Jhonnatan pisou no pescoço da vítima, enquanto Ana Paula chegou a colocar os joelhos na barriga dele. Os ataques acabam quando outro vizinho presencia a cena e diz que Gabriel mora no prédio.

“Foi aqui que eu achei que iria morrer. É no momento que ele sobe em cima de mim, junto com ela, com os joelhos… Ali é sufocante, porque ela manda ele me imobilizar, pisando no meu pescoço. Eu me senti sem ar”, relata Gabriel ao Fantástico.

Ainda durante a reportagem, Gabriel conta que no dia das agressões foi à delegacia para fazer um boletim de ocorrência, mas em três tentativas diferentes, a vítima foi informada de que o sistema estava fora do ar. Por isso, só conseguiu registrar a queixa no dia seguinte, o que impediu a prisão em flagrante dos agressores.

Ao Fantástico, Ana Paula negou que tenha sido racista e pediu desculpas. Já Jhonnatan também foi procurado pelo programa, mas um tio dele disse que o sobrinho não daria entrevista.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias