Brasil cai duas posições em ranking que avalia a corrupção
Entre 180 países analisados, Brasil ocupa a 96ª colocação no Índice de Percepção da Corrupção.
O Brasil caiu duas posições no ranking mundial de corrupção, é o que afirma o levantamento da Transparência Internacional divulgado nessa terça-feira (25).
A posição ocupada pelo país no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) atualmente é a 96ª entre 180 localidades analisadas; em 2020, estava na 94ª posição. Quanto melhor a posição, menos o país é considerado corrupto.
Um dos alvos da instituição nas denúncias feitas sobre o assunto é o presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a Transparência Nacional, as falas antidemocráticas e a forma de relação entre o governo federal e o Congresso por meio do orçamento secreto contribuem para o cenário de estagnação em que o Brasil se encontra.
A média global foi de 43 pontos, porém o Brasil obteve 38 pontos, a terceira pior nota da relação. Ao mesmo tempo, a pontuação se manteve a mesma de dois anos atrás.
A Transparência Internacional avalia que o país brasileiro está “estagnado em um patamar muito ruim em relação à percepção da corrupção no setor público”. Além disso, as ações do governo federal, do Congresso Nacional e do Judiciário “levaram a retrocessos no arcabouço legal e institucional anticorrupção do país”.
Um dos riscos apontados pela entidade sobre esse resultado é o prejuízo causado aos direitos humanos dentro do país. No relatório, as maiores pontuações são da Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia (com 88 pontos). Em seguida são classificadas Noruega, Singapura e Suécia (todas com 85 pontos).
As piores ficaram com Venezuela (14 pontos), Somália, Síria (13 pontos, cada) e Sudão do Sul (11 pontos). Entre os países do chamado G20 — grupo formado pelas principais economias do mundo, no qual o Brasil faz parte — a média foi de 66 pontos.
O levantamento é feito por meio de 13 pesquisas e avaliações de especialistas, que tratam da percepção de corrupção no setor público. Produzido por instituições reconhecidas internacionalmente, o estudo é o resultado da análise desse material.