Agentes de limpeza estão sem acordo desde 2021
Os trabalhadores que realizam a coleta de lixo retomaram as atividades ontem na capital.
Os trabalhadores que realizam a coleta de lixo em São Luís retomaram as atividades ontem na capital. A paralisação de advertência dos Agentes de Limpeza da empresa São Luís Engenharia Ambiental foi suspensa.
Após reunião com representantes da Prefeitura de São Luís e a empresa, que se comprometeram em realizar os todos os pagamentos devidos até a próxima terça-feira (1º). Com apenas 1 dia de paralisação de 100% da categoria – a segunda, em apenas 1 mês -, toneladas de lixo se acumularam pelos becos, ruas, terrenos e avenidas da cidade.
O Sindicato de Asseio e Conservação de São Luís estima que até sábado tudo já deve estar recolhido, mas ressalta que se no dia combinado, o pagamento devido não estiver na conta dos trabalhadores, a greve será deflagrada definitivamente.
Segundo Maxwell Bezerra, presidente do Sindicato, esse é um problema que se arrasta desde o ano passado, quando foi realizado o acordo coletivo em março. A categoria apenas está exigindo o que lhe é devido, que é o pagamento de diferença salarial, referente ao período em que foi concedido o reajuste da categoria no ano passado.
Na ocasião, o acordo seria que a diferença seria paga em duas parcelas, em 90 e 120 dias, o que não foi feito. Em uma nova negociação, os representantes da empresa se comprometeram em efetuar o pagamento no começo deste mês de janeiro, junto com o salário de dezembro, o que também não aconteceu.
A situação resultou em uma paralisação de advertência no dia 7 de janeiro, cobrando o pagamento do valor retroativo aos agentes, segundo o Sindicato, cerca de R$ 300,00 por trabalhador, incluído aí o valor referente ao tíquete-alimentação.
Os empresários então, firmaram um novo compromisso de que depositariam o dinheiro na conta dos trabalhadores, o que mais uma vez, não foi cumprido.