Primeiro eletroposto do Maranhão é inaugurado no Parque do Rangedor, em São Luís
Projeto “E+ Mobilidade Elétrica” é do Grupo Equatorial com o investimento de outras nove empresas do setor elétrico no Brasil.
Sustentabilidade, transporte e tecnologia. Essas são as palavras que definem o primeiro eletroposto do Maranhão, que permitirá que a população carregue carros elétricos gratuitamente, utilizando como uma das fontes de alimentação a energia solar, limpa e renovável.
Inaugurado no último sábado (18), no Parque do Rangedor, em São Luís, o posto de veículos elétricos possui, ainda, 10 bicicletas elétricas disponibilizadas como alternativa de lazer, na forma de compartilhamento via aplicativo de celular para passeio.
O engenheiro de inovação da Equatorial Energia, Lucas de Paula, afirma que o projeto, nomeado como “E+ Mobilidade Elétrica”, é um projeto do Grupo Equatorial com o investimento de outras nove empresas do setor elétrico, representadas pela Global Participações em Energia.
“O Governo do Maranhão cedeu o espaço para nós aqui, no Parque do Rangedor, para nós trazermos dois serviços, uma estação de carregamentos de carros elétricos e 10 bicicletas elétricas para passeio”, contou o engenheiro.
A iniciativa faz parte do projeto de Mobilidade Elétrica do Grupo Equatorial, por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), além de contar também com a parceria do Governo do Estado.
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), esteve na cerimônia de inauguração do eletroposto, onde conversou com a impressa sobre a importância do projeto para o estado e meio ambiente.
“Quero parabenizar a empresa Equatorial pela iniciativa de altíssima importância, pois dialoga um dos temas mais importantes do século XXI, que o tema da economia verde da economia de baixo carbono, da produção energética”, expressou o governador.
“Nós sabemos que há um questionamento global quanto a emissão de gases do efeito estufa e nós sabemos que a as tecnologias são decisivas para que possamos vencer esse desafio que é para nossa geração e para as futuras gerações, por isso, esse projeto ainda que com caráter experimental tem essa relevância do pioneirismo para sinalizar o caminho”, parabenizou Dino.
O principal objetivo do projeto é avaliar o uso de veículos elétricos pela comunidade frente ao cenário atual de mobilidade urbana, de forma a incentivar a adesão à tendência mundial de eletrificação das frotas de carros.
Assim, cria-se uma proposta de modelo de negócios sustentáveis para o transporte. Além disso, tem como proposta:
- Promover o uso sustentável da energia associado a meios de transporte; desenvolver inovações tecnológicas e diversificar a matriz energética;
- Incentivar a redução de impactos ambientais oriundos da utilização de combustíveis fósseis; fomentar a qualidade de vida da comunidade através do uso dos equipamentos disponibilizados para o lazer;
- Fomentar o avanço tecnológico nacional através do desenvolvimento de sistema de carregamento de veículos.
Esta iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual o Grupo Equatorial é signatário.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Diego Rolim, também esteve presente na inauguração do posto elétrico.
“O governador inaugurou, juntamente com a Equatorial, bicicletas e um automóvel elétrico que estão sendo disponibilizados no Parque do Rangedor. Isso irá fomentar todos os ciclistas e também os motociclistas que aderirem a esse tipo de tecnologia”, disse o secretário.
Ainda durante a cerimônia, foi anunciado que um carro elétrico foi doado à Secretaria de Governo para fiscalização e vistoria dos parques em São Luís.