Solidariedade

O Imparcial lança campanha de Natal 2021, “Papai Noel existe! O presente quem dá é você!”

O Asilo de Mendicidade de São Luís será beneficiado com a campanha.

Asilo de Mendicidade de São Luís. (Foto: Divulgação)

“Papai Noel existe! O presente quem dá é você!”, esse é o tema da campanha de Natal 2021 do jornal O Imparcial. Este ano, não é o Bom Velhinho que vai fazer você sorrir, mas os velhinhos de asilos e/ou aqueles que estão precisando de um apadrinhamento ou de doações, ou até de uma simples atenção.

Durante a pandemia de Covid-19, os idosos sofreram com a ausência de todos e a ansiedade aumentou. A campanha de Natal “Papai Noel existe! O presente quem dá é você!” tem o papel de dar voz e espaço para tantas pessoas que querem ajudar e outras que precisam ser ajudadas.

Um local recheado de experiências, vivências e sabedoria. Esse é o Asilo de Mendicidade de São Luís, localizado no bairro do São Francisco, na capital maranhense, que será beneficiado com a campanha de Natal do Jornal O Imparcial.

Com 102 anos de existência, o local foi criado por um grupo de maçons para zelar pelas pessoas que viviam em vulnerabilidade e em situação de rua. Hoje em dia, o ambiente se tornou um asilo, onde abriga, atualmente, 21 idosos entre 65 e 95 anos, com maioria a partir de 80.

“Os idosos da casa são assistidos por uma equipe toda de voluntários e técnicos que se uniram para prestar assistência de qualidade para eles”, relata Socorro Serra, terapeuta ocupacional e diretora do Asilo de Mendicidade de São Luís.

A diretora do asilo conta, ainda, que durante o período da pandemia, com um número alto de casos de Covid-19, todos os idosos contraíram o novo coronavírus, mesmo isolados.

“Foi um período muito difícil para todo mundo, para os idosos em especial, pois eles recebiam muitas visitas de grupos e isso acabou sendo proibido para zelar pela saúde deles, então nós passamos o ano de 2020 e 2021 praticamente isolados”, conta Socorro.

Voluntariado

Algumas atividades com voluntariado estão voltando aos poucos no asilo. (Foto: Divulgação)

Ainda durante a pandemia, Socorro explica que, por conta dos cuidados que estão sendo mantidos, o voluntariado também acabou sendo suspendo, mas é possível se inscrever para ajudar o asilo assim que for possível. “Se você se interessar para ser um voluntário, é só entrar em contato com a secretaria da instituição, que nós vamos atender você, e na oportunidade que for liberado, nós vamos chamar”, esclarece a diretora.

Socorro relata que algumas atividades já estão sendo retomadas aos poucos. “Nós tivemos um prejuízo emocional muito grande para os idosos, por conta disso, nós resolvemos agora, com todos os cuidados, abrir para algumas ações”, explica a terapeuta ocupacional.

“Todo trabalho realizado com nossos idosos é de muito carinho e muito cuidado e muita atenção”, afirma a diretora do Asilo de Mendicidade de São Luís.

“Nos unimos como equipe e tentamos prestar o melhor assistência para os idosos, tanto que, graças a Deus, nós tivemos um êxito muito grande no período da pandemia, onde todos pegaram Covid, porém tivemos perdas mínimas”, afirma Socorro.

O asilo conta, também, com profissionais da saúde voluntários. “Nós temos uma equipe de enfermagem que presta assistência 24h. Nós temos um médica voluntária que vem duas vezes por semana para prestar assistência aos nossos idosos. Ela traz alunos que nos auxiliam”, conta a terapeuta ocupacional.

Ainda entre os serviços prestados voluntariamente para os idosos no asilo, estão: massagem terapêutica, acupuntura, educação física e terapia ocupacional.

“Nós presamos muito pela questão do contato, nós temos muitos parceiros e projetos que vem semanalmente para cá, para nos ajudarem, temos parcerias com universidades também, tentamos proporcionar uma rotina diversificada, mas respeitamos a vontade dos nossos idosos, pois entendemos que aqui é a casa deles, nós ofertamos as atividades e eles participam quando têm vontade”, esclarece a diretora.

Doações

Socorro explica, ainda, sobre a importância de campanhas de arrecadação de materiais para o funcionamento do asilo.

“Os materiais utilizados, não só em relação a mantimentos de comida, mas material de higiene pessoal, chegam através de doação”, explica a diretora.

“Nossos idosos têm um cardápio balanceado feito por nutricionista, que também é voluntário. As menina da cozinha seguem à risca esse cardápio, adaptado ao o que nós temos e a necessidade do idoso. Por isso é muito importante toda doação que vem, nós utilizamos com muito carinho, pois nós realmente precisamos”, conta Socorro.

Quem desejar ajudar o Asilo de Mendicidade de São Luís, é só se dirigir à secretaria da instituição, localizada na Rua das Paparaubas, número 16, no bairro Jardim São Francisco. Não precisa marcar, é só ir até o local e fazer a doação.

VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias