Madre Deus

Nova Capela de São Pedro será inaugurada

A obra de recuperação da Capela estava sendo executada por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM).

A Capela de São Pedro fica localizada na Madre Deus. (Foto: Brunno Carvalho)

Após quase um ano na Casa Barrica, a imagem de São Pedro voltará para o seu lugar. Neste sábado (18), a Capela de São Pedro, no bairro da Madre Deus, será reaberta ao público, totalmente reformada, assim como o Largo de São Pedro, reformado, revitalizado e urbanizado.

A obra de recuperação da Capela estava sendo executada por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM). As obras foram iniciadas em abril e essa é a primeira reforma completa em 19 anos, segundo a AGEM.

“Não estávamos na nossa casa, que é a Capela, mas o importante foi fazer a celebração. E ano que vem a gente espera, se Deus quiser, estar com o festejo completo”, disse a coordenadora da festa de São Pedro e moradora da Madre Deus, Regina Soeiro.

Agora, o local sagrado do catolicismo e do folclore do bumba-meu-boi está pronto. O jornalista, escritor e pesquisador Herbert de Jesus Santos, um defensor aguerrido da cultura informou que às 16h haverá exibição da Natalina da Paixão, do Grupo Boi Barrica, e adiantou que fará o lançamento do seu livro em breve, ali mesmo.

“No começo de 2022, deverei fazer noite de autógrafos do livro (19.º) ‘Tudo a Ver com o Peixe de São Pedro (A Festa do Pedro Santo, o Padroeiro dos Pescadores, no Bairro da Madre de Deus)’, a ser editado pela EdUFMA, e será lançado o CD com ladainhas (uma de Cesar Teixeira) e o samba-enredo ‘Festança de São Pedro e os Guardiões da Aurora da Vida’, parceria de Bulcão, Godão e minha, e com que a Turma do Quinto concorreu no carnaval de 1995”, disse.

Localizado na Madre Deus, bairro cultural de São Luís, o Largo da Capela de São Pedro é o palco de um dos principais encontros de grupos de bumba meu boi, o Festejo de São Pedro. Há 79 anos a festa reúne uma multidão, atraída pelo som pujante de pandeirões, matracas, maracás e zabumbas.

“A Capela de São Pedro passou por uma grande reforma, coisa que não acontecia há 19 anos. Nós fizemos toda a parte de infraestrutura, toda a parte de ferragens, lona tencionada, grama. A capela tá belíssima e será entregue nesse sábado com a presença do governador Flávio Dino, missa e outras atrações”, explicou o presidente da AGEM, Lívio Corrêa.

A obra integra o conjunto de ações do programa Nosso Centro, coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma). Segundo a AGEM, que executou a obra, foi revitalizada uma área de aproximadamente 9.500m². Calçadas, estrutura de contenção e instalações elétrica e hidráulica foram recuperadas.

O largo ganhou nova pintura, serviços de paisagismo, além da recuperação da estrutura da capela.  Os trabalhos foram realizados tanto na capela, quanto na área que faz parte do complexo do Largo de São Pedro. As calçadas, inclusive, ganharam nova concretagem e a cobertura teve a lona tensionada totalmente recuperada.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias