Em São Luís

Mobilidade: 100% da frota de ônibus irão funcionar nesta sexta feira na capital

Aos sábados (25) e domingos (26), o transporte público terá seu quantitativo operacional de final de semana nas ruas.

A passagem será gratuita. (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de São Luis divulgou um plano de funcionamento para as comemorações do Natal. O prefeito Eduardo Braide promulgou, nesta sexta-feira (24), ponto facultativo nas repartições da administração pública municipal.

O atendimento ao público ocorreu até quinta-feira (23) e retornará na segunda-feira (27). Continuarão a funcionar apenas os serviços essenciais, como ordenamento de trânsito, defesa civil, fiscalizações sanitárias, limpeza pública, iluminação e saúde, estes serviços serão mantidos para o sábado (25) e domingo (26).

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTT) informou que intensificará as ações no centro da cidade durante as comemorações do Natal. A operação também incluirá shopping da cidade durante os horários de pico.

A SMTT enfatiza a importância de respeitar os pedestres, os estacionamentos especiais e cumprir todas as regras de trânsito do Código de Trânsito Brasileiro.

Nesse período, a equipe de trânsito e transporte atuará em cinco terminais de integração, e bem como os agentes de trãnsito estarão presentes em ruas e avenidas de tráfego intenso. Por meio do Centro de Controle Operacional (CCO), a secretaria fará o monitoramento de diversos pontos da cidade.

Quanto à frota de ônibus em operação, de acordo com a Portaria nº 90/2021, a Prefeitura garante que nesta sexta-feira, 100% dos ônibus da capital estarão operando. Aos sábados (25) e domingos (26), o transporte público terá seu quantitativo operacional de final de semana nas ruas.

Nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, a unidade básica de saúde e o posto municipal de vacinação estarão fechados, e retornam na segunda-feira (27).  as unidades de saúde de urgência e emergência, como os hospitais municipais Djalma Marques (Socorrão 1) e Clementino Moura (Socorrão 2), manterão o horário normal de funcionamento. Outro importante serviço na cidade é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atenderá as ligações via 192.

A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) está realizando a Operação Natal Seguro por meio da Guarda Municipal São Luis. O objetivo é promover a segurança preventiva por meio do patrulhamento do circuito natalino na região central da capital.

A Defesa Civil de São Luís continuará realizando um trabalho preventivo de prevenção de desastres em áreas de risco e outros locais, principalmente com a chegada da estação das chuvas.

Por outro lado, os salva-vidas vão intensificar o patrulhamento nas praias de Ponta d’Areia, Olho d’Água e Caolho, que costumam receber grande contingente de pessoas nesta época do ano, alertando para riscos de afogamento e medidas preventivas devem ser tomadas para evitar situações dessa natureza no mar.

Nesse período, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) também manterá a equipe da Blitz Urbana de plantão para tratar de incidentes relacionados ao comércio informal, estabelecimentos e apreensão de animais. Durante esses dias, a população poderá registrar sua reclamação na Central de Reclamações Blitz Urbana via WhatsApp (99130-0353).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias