Estoque Insuficiente

Maranhão incentiva doação de sangue para Hemomar

Os estoques de sangue dos tipos B+, O -, B – e AB – estão críticos.

Falta de doadores é considerada prejudicial para a saúde de pacientes que necessitam de tratamento sanguíneo. (Foto: Reprodução)

O Governo do Estado segue incentivando a população para a doação de sangue, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), que continua com o estoque de sangue em nível baixo, mesmo após os esforços para aumentar o número de doações.

A preocupação da unidade é por conta da chegada do fim do ano, quando a demanda por sangue costuma aumentar. Atualmente, os estoques de sangue dos tipos B+, O -, B – e AB – estão críticos, e o sangue do tipo A+ se encontra mínimo no estoque.

Para facilitar as doações, o Hemomar vai funcionar nesta sexta-feira (31), das 7h30 às 12h. A unidade fecha no sábado (1º) e retoma as atividades na segunda-feira (3).  

Um levantamento indica que houve uma queda de 8,9% no número de doações de sangue no mês de dezembro deste ano, se comparado ao ano de 2020. De 1º a 29 de dezembro de 2020, o Hemomar registrou 3.272 doações de sangue. Neste ano, no mesmo período, o número caiu para 2.981. 

“Estamos no fim do ano, iniciando um período chuvoso e, junto com ele, as viroses, e temos que estar sempre abastecidos. A doação de sangue precisa ser constante e voluntária. Porque a demanda é constante”, reforçou a coordenadora de Captação do Hemomar, Frassinete dos Santos Araújo.  

Para doar sangue, a pessoa precisa, entre outros pré-requisitos, estar saudável, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Além dos pré-requisitos já conhecidos, antes da doação, o doador passa por uma triagem que avalia outros critérios.        

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias