Profissionais da Saúde

Maranhão realiza capacitação de núcleos de vigilância epidemiológica hospitalar

O objetivo da ação é reunir os profissionais de saúde e capacitá-los para executar ações de resposta imediata às doenças.

I Capacitação de Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Maranhão. (Foto: Ilano Lima)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando a I Capacitação dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Maranhão. O objetivo da ação é reunir os profissionais de saúde que atuam nos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) e capacitá-los para executar ações de resposta imediata às doenças, agravos e eventos de saúde pública de notificação compulsória.  

De acordo com a chefe do Departamento de Epidemiologia da SES, Mayrlan Avelar, esse processo é muito importante no que diz respeito à Vigilância Epidemiológica em âmbito hospitalar, pois está sendo realizado um momento de ampliação desses núcleos e fortalecimento de Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar em nível nacional.

“Hoje o Maranhão traz esse momento, que é uma capacitação de orientação e de aperfeiçoamento desses núcleos, pois é importante que a vigilância se faça presente dentro das unidades hospitalares para que de forma imediata nós tenhamos ações voltadas aos territórios, pois o paciente é oriundo de algum lugar. Nosso objetivo é tratar a doença não só de forma interna no hospital, mas também no território onde esse paciente mora”, esclarece a chefe do Departamento de Epidemiologia da SES, Mayrlan Avelar. 

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Estado do Maranhão, Débora Campos, explica que, atualmente, o estado possui 32 núcleos cadastrados a nível nacional e o objetivo é dobrar esse número no próximo ano.  

“Realizamos no mês de outubro, o Simpósio dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), que foi um pontapé para o plano de fortalecimento e ampliação de núcleos que viria a acontecer no estado. Agora estamos no segundo momento, que será a primeira capacitação desses núcleos. Nosso objetivo é dobrar o atual número de núcleos, para que tenhamos pelo menos 60 cadastrados no ano que vem”, afirma a coordenadora Débora Campos. 

A capacitação, que começou nesta segunda (13), segue até a quinta-feira (16). Durante o encontro, serão discutidos o processo de trabalho dos núcleos, implementação de regimento de portaria e demais ferramentas necessárias para que os núcleos atuem em âmbito hospitalar.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias