Como fazer uma ceia farta e barata para a festa natalina
Um dos passos mais importantes na hora de economizar na ceia de Natal é planejar tudo com antecedência.
Natal significa reunir a família à mesa, preparar comidinhas deliciosas, agradecer e valorizar tudo o que temos! Para muitas famílias, o Natal significa também fazer escolhas para preparar uma ceia gastando o menos possível no mercado.
Mesmo com pouco dinheiro é possível servir uma ceia de Natal gostosa, basta seguir uma estratégia para economizar e ficar de olho nas dicas que vamos compartilhar com você.
Um dos passos mais importantes na hora de economizar na ceia de Natal é planejar tudo com antecedência: a quantidade de pessoas que teremos sentadas à mesa, o que iremos cozinhar, onde e quando comprar os alimentos. Também será importante saber como reaproveitar a comida, para evitar o desperdício.
Ceia de natal simples e barata: dicas gerais
Na hora de montar um cardápio de Natal econômico vale a pena lembrar que o planejamento é tudo! Confira estas dicas que vão ajudar muito a conseguir uma ceia de Natal simples, barata e deliciosa:
Calcule o seu orçamento: definia um valor máximo para gastar nas comprinhas para a ceia de Natal e comece logo colocando algum dinheiro de parte para isso, de preferência começando logo em outubro. Faça uma lista com todos os ingredientes e respetivas quantidades que você precisa para cozinhar o cardápio de Natal, incluindo bebidas;
Compre tudo antes: uma boa forma de poupar na ceia de Natal é comprar com antecedência todos os produtos possíveis antes de subirem os preços (deixe para depois somente os produtos frescos, como as frutas e os legumes) e fique de olho nas promoções e ofertas;
Busque alternativas a produtos caros: o bacalhau e o Chester são duas das opções de prato principal mais populares no Natal e, por isso, mais caras também. Você pode substituir eles por alternativas mais econômicas e igualmente saborosas!
Peça para a sua família participar: uma das melhores formas de economizar na ceia de Natal é pedir para os seus convidados participarem trazendo comidinhas! Se, por exemplo, cada casal trouxer uma entrada, uma sobremesa e uma bebida, a ceia de Natal fica mais fácil de preparar e econômica para todos.