INTENÇÃO DE COMPRA

Mais da metade dos ludovicenses devem presentear no Natal

O consumidor que deve ir às compras natalinas em 2021 tem um perfil ‘mais gastador’, aponta a Pesquisa da Fecomércio-MA.

(Foto: Arquivo/Reprodução).

Diferente do que foi em 2019, o cenário para o comércio de São Luís deve ser de boa recuperação. Mais da metade dos entrevistados, 57,1%, disseram que irão presentear no dia de Natal, em resposta à Pesquisa de Intenção de Compras realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA).

A Pesquisa também aponta que a parcela dos entrevistados que não irão presentear caiu de 41,6%, no estudo de 2019, para 26,1% em 2021, sinalizando que mais pessoas devem ir às compras.

Segundo a Fecomércio, o Natal tem sido uma das melhores datas comemorativas dos últimos dois anos para o setor diante da redução das medidas restritivas. Com a retomada dos empregos na capital e mais disponibilidade de renda para as famílias, a maior fatia dos consumidores ludovicenses tem a intenção de gastar mais de R$ 400,00 no período natalino (38,6% dos entrevistados). Neste ano, o valor médio da compra de é R$ 483,00.

“O crescimento na intenção de consumo no fim de ano é uma sinalização de que os estoques do comércio terão maior fluidez, e até uma possível ampliação, visando atender esta demanda potencial por produtos”, aponta o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro.

Perfil do consumidor

O consumidor que deve ir às compras natalinas em 2021 tem um perfil ‘mais gastador’. O levantamento da Federação sinaliza que a intenção de presentear entre homens ou mulheres está equilibrada: 57,2% do sexo feminino contra 57,1% do sexo masculino.

Já com relação à faixa etária, os consumidores com 36 anos ou mais são os que apresentam maior intenção de comprar, somando 61% dos entrevistados. Quem tem entre 21 e 35 anos ocupa o segundo lugar no quesito.

Pesquisa Fecomércio

A Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal 2021 foi realizada entre os dias 10 e 13 de novembro de 2021, no município de São Luís, com a aplicação de 740 questionários, nos mais diversos pontos da cidade. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e o público-alvo foram os consumidores com idade igual ou superior a 18 anos.

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