PREVIDÊNCIA SOCIAL

INSS faz ‘pente-fino’: 85 mil segurados podem ter benefício suspenso

Saiba como marcar a perícia e quais documentos devem ser providenciados

Atendimento 135. (Foto: Reprodução).

Uma informação importante para os segurados que recebem benefícios por incapacidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): eles tem até a próxima quinta-feira (11/11) para agendar a perícia médica e não ter o benefício suspenso. A operação “pente-fino” do órgão da previdência pública busca fazer uma verificação de possíveis irregularidades.

Ao todo, 95,5 mil segurados foram convocados por meio do Edital de Convocação publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 27 de setembro. Desde julho, o INSS está enviando cartas a 170 mil segurados. Segundo o órgão, até agora somente 10.397 marcaram o exame, de acordo com informações da Agência Brasil.

O edital ressalta ainda que, caso o beneficiado não agende a perícia ou não compareça na data agendada, terá seu benefício suspenso até o comparecimento. Após 60 dias da suspensão nestes termos a situação do benefício poderá ser convertida em cessação definitiva. 

O agendamento pode ser feito por meio do site do órgão, pelo aplicativo Meu INSS ou por meio do telefone da Central de Teleatendimento no número 135. No dia da perícia, o beneficiário deve levar os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade;
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Exames médicos recentes que comprovem a incapacidade de trabalhar;
  • Laudo com nome do médico, registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), código da doença/CID (classificação internacional de doenças) e a descrição da doença.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias