Serviço

Universidade oferece atendimento psicológico gratuito

Público-alvo da clínica escola são pessoas da comunidade em geral que precisem de atendimento psicológico.

Foto: Divulgação

Sendo o Brasil o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), é comum que cada vez mais pessoas procurem serviços psicológicos. Como parte do Projeto Pedagógico de Curso de Graduação em Psicologia (PPC), o Centro Universitário Estácio São Luís inaugurou, no dia (1°) de outubro, a clínica escola “Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)”. O novo espaço dentro da universidade oferece atendimento clínico psicológico gratuito para a comunidade em geral.

Na clínica escola os alunos realizam a prática de psicoterapia clínica, em ambiente adequado e sob supervisão de professores, e exercitam a responsabilidade social ao atender adultos, idosos e crianças que necessitam de apoio psicológico.

“A prática clínica é um dos momentos mais esperados para um aluno de graduação em psicologia. O SPA cumpre uma função primordial no processo de formação do graduando que tem a oportunidade de aplicação direta dos conceitos e ensinamentos adquiridos ao longo dos semestres, desenvolvendo as competências necessárias para a atuação na vida profissional”, ressalta o professor e supervisor do Estágio Específico do Centro Universitário Estácio São Luís, Alexandro Cruz.

O graduando em Psicologia, Raimundo dos Santos, é um dos estudantes que têm participado do projeto. “Posso dizer que tem sido desafiador, mas também uma oportunidade de muita aprendizagem, exercício de atenção, leitura de linguagens corporais e humildade na exposição pessoal”, relata. 

Raimundo já está atendendo pessoas como psicoterapeuta, mas sob a supervisão de um professor responsável pelo processo. “É interessante perceber que nenhuma teoria abarca toda a complexidade humana, o que exige de mim muita atenção”, comenta o estagiário e futuro profissional. 

Para se inscrever no SPA é simples. Basta ligar para o telefone 3214-6406 e fazer o cadastro.

VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias