São Luís terá aplicação de 1ª, 2ª e 3ª doses da vacina contra Covid nesta terça
Calendário inclui imunossuprimidos, idosos, profissionais de saúde e repescagem da 1ª dose
A vacinação na capital maranhense continua nesta terça-feira (19), com a aplicação de 3ª dose em pessoas com mais de 60 anos, além dos imunossuprimidos e profissionais de saúde acima dos 18 anos. Também será aplicada segunda dose de Coronavac e AstraZeneca
Imunossuprimidos e profissionais de saúde (+18 anos)
Os imunossuprimidos são o grupo de pessoas que tem alguma deficiência em relação à imunidade, como doenças congênitas, câncer, transplantados e quem convive com o vírus HIV, entre outros casos crônicos.
Aqueles que se enquadram neste grupo e tem mais de 18 anos devem apresentar documento oficial com foto e cartão de vacinação num dos postos de vacinação espalhados pela cidade. O mesmo vale para profissionais de saúde, que devem apresentar também a carteira do respectivo conselho ou declaração de atuação.
Pontos de vacinação (3ª dose, após 28 dias da 2ª)
- Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae;
- Centro de Vacinação da UFMA/Drive Thru;
- Drive-thru – Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha);
- Drive-thru – Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha);
- Drive-thru do CEUMA;
- Centro de vacinação da UNDB;
- Centro de Vacinação do IFMA – Maracanã.
Pessoas com mais de 60 anos e 2ª dose
Para os idosos que se vacinaram com a segunda dose até o dia 31 de maio, está liberada a aplicação da terceira dose, mediante apresentação do cartão de vacinação e documento com foto, nos pontos de vacinação já citados.
Já aqueles que vão tomar a 2ª dose do imunizante Coronavac, devem se dirigir exclusivamente ao Centro de Vacinação do SEBRAE. Quem tinha o agendamento até o dia 31 de outubro também deve se vacinar nesta terça-feira (19).
Quem tomou os imunizantes AstraZeneca e Pfizer, podem se dirigir a todos os pontos de vacinação, com exceção do Multicenter SEBRAE. Para facilitar o atendimento, os nascidos de janeiro a junho devem se vacinar preferencialmente pela manhã, e os de julho a dezembro, no turno da tarde. O horário de atendimento vai das 08:00 às 18:00 horas.
Repescagem geral (12 a 17 anos)
Ainda haverá oportunidade para aqueles que perderam a data de se vacinar com a 1ª dose, caso tenham mais de 12 anos, mediante apresentação de comprovante de residência e documento com foto. Os pais ou responsáveis devem acompanhar quem tem menos de 17 anos para aplicação 1ª dose, em todos os pontos de vacinação.