TSUNAMI

Vulcão das Ilhas Canárias entra em erupção

Até o momento, ainda não há alerta de tsunami.

Foto: Reprodução

Durante este domingo (19), o vulcão de Cumbre Vieja em La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção causando uma enorme coluna de fumaça na região.

O vulcão Cumbre Vieja não entra em erupção desde ano de 1971, entretanto ganhou notoriedade no Brasil, pois seria o único que, em caso de erupção explosiva, o nível mais alto de atividade vulcânica, poderia ocasionar um tsunami com risco de atingir a costa brasileira.

No momento da erupção, um pequeno terremoto foi sentido principalmente na área de Las Manchas, em El Paso. Até o momento, ainda não há alerta de tsunami.

A atividade sísmica causada pela vulcão começou faz uma semana e o que deixou vários municípios das Ilhas Canárias em alerta. Após o começo do fenômeno, o Instituto Geográfico Nacional, realizou o registro de mais de 6, 6 mil pequenos terremotos na área de Cumbre Vieja, que fica localizado ao sul de La Palma.

Nos últimos dias, foi declarado pelas autoridades o nível de alerta “amarelo” (o segundo de quatro) para os municípios de Fuencaliente, Los Llanos de Aridane, El Paso e Mazo, onde residem cerca de 35 mil habitantes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias