Oportunidade

Seletivo de trainees exclusivo para negros

Até o dia 30 de setembro, os interessados poderão fazer seus cadastros.

(Foto: Reprodução/Internet)

Com o objetivo de ampliar a diversidade racial em seu quadro de colaboradores, a Yduqs, uma das maiores organizações do setor de Educação do Brasil, abre inscrições para o Programa Trainee 2022, exclusivamente para candidatos autodeclarados pretos e pardos. Serão ofertadas vagas para diversas áreas de formação, destinadas a concluintes ou recém-formados – entre dezembro de 2017 e dezembro de 2021 – de qualquer região do Brasil, desde que tenham mobilidade e disponibilidade para viagens ao longo do programa. Até o dia 30 de setembro, os interessados poderão fazer seus cadastros na plataforma da Empodera, consultoria especializada em desenvolvimento de programas de diversidade e inclusão, pelo link: jovens.comunidadeempodera.com.br/edital/336

Programa de Trainee 2022

O programa de Trainee 2022 da Yduqs busca desenvolver jovens talentos, que passarão por treinamento, integração, desenvolverão atividades nas Unidades, e terão a oportunidade de tocar um projeto de alta relevância e impacto para a organização. Os profissionais selecionados irão trabalhar em uma das áreas da própria companhia, em projetos ligados ao ensino das operações presenciais, transformação digital e em áreas do corporativo. Pedro Henrique de Souza, participante da última seleção do Programa de Trainee, em 2021, destaca a importância da educação e da oportunidade que está tendo na Cia. “Eu acredito na educação transformadora e, como trainee, estou tendo a oportunidade de me desenvolver e ter contato com a alta liderança da companhia. O programa é desafiador e nos leva a pensar em ideias fora da caixa, sempre nos incentivando a crescer como profissional. Muito bacana por parte da Yduqs criar um programa exclusivo para pretos e pardos”, destaca Pedro.

Estou tendo a oportunidade de me desenvolver e ter contato com a alta liderança da companhia

A iniciativa faz parte de um projeto maior de diversidade, equidade e inclusão já em desenvolvimento pela Yduqs, para tornar a empresa ainda mais plural, em frentes como gênero, orientação sexual, PCD, raça, entre outras. Hoje, a organização já conta, por exemplo, com mais da metade de seu quadro de colaboradores ocupados por mulheres e suas instituições de ensino espalhadas pelo Brasil já têm um perfil e ações bem abrangentes. A busca agora é investir na formação de novos talentos e futuros líderes do setor de educação, para que profissionais pretos e pardos, por meio do programa, tenham uma aceleração em sua carreira e tenham grandes oportunidades na organização.

Segundo dados levantados em um estudo do IBGE sobre desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil, apenas 56% dos jovens pretos ou pardos, entre 18 e 24 anos, estudam. Esse número sobe para cerca de 79% quando consideramos a população branca na mesma faixa etária. As instituições privadas de ensino superior têm um papel muito importante na inclusão, já que contribuem para reduzir as lacunas de formação e de oportunidade. A Sinopse Estatística da Educação Superior de 2018, do Inep, mostra que 67% dos universitários pretos e 74% dos pardos estudam no sistema privaSegundo dados levantados em um estudo do IBGE sobre desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil, apenas 56% dos jovens pretos ou pardos, entre 18 e 24 anos, estudam. Esse número sobe para cerca de 79% quando consideramos a população branca na mesma faixa etária. As instituições privadas de ensino superior têm um papel muito importante na inclusão, já que contribuem para reduzir as lacunas de formação e de oportunidade. A Sinopse Estatística da Educação Superior de 2018, do Inep, mostra que 67% dos universitários pretos e 74% dos pardos estudam no sistema privado. Na Yduqs, 52% dos concluintes nos cursos de graduação são pretos e pardos.

30% de pretos ou pardos

De acordo com outro dado do IBGE, quando se avalia o mercado de trabalho, somente 30% dos pretos ou pardos conseguem ocupar cargos de gestão. Programas como o da Yduqs contribuem, portanto, para que esses profissionais avancem mais um degrau e ocupem cargos mais altos nas empresas. Felipe Araújo, diretor-executivo de Gente, Gestão e Integração da Yduqs, destaca a importância de iniciativas de inclusão nas grandes empresas. “Sempre acreditamos que a educação transforma a sociedade e estamos desenvolvendo vários programas de inclusão e oportunidades para todos nas nossas instituições de ensino. Em nossas salas de aula pelo país e no ensino digital, já temos um ambiente bem diverso há anos”, afirma Felipe.

Após a contratação, os trainees poderão ser posicionados em cargos estratégicos na organização e, além disso, também podem ganhar bolsas de estudo para MBA, além de um salário compatível com o mercado, plano de saúde e odontológico, entre outros benefícios. “Buscamos pessoas inquietas e sempre em busca de desafios, e que queiram produzir impacto positivo na sociedade por meio de uma educação transformadora. Procuramos os melhores talentos do mercado, que sejam protagonistas de sua carreira, com espírito empreendedor, curiosos e ambiciosos para promover as mudanças necessária. Estamos crescendo, diversificando nossa atuação e queremos fazer coisas inéditas no mercado de educação, o que transforma esse programa em uma oportunidade única de desenvolvimento profissional para os futuros trainees”, complementa Felipe.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias