SLZ ON

Prefeitura lança plataforma que oferece wi-fi grátis nos terminais de integração

Iniciativa deve impactar o turismo, transporte urbano e permitir acesso dos mais carentes ao serviço de internet

Terminal da Cohab/Cohatrac é um dos que contam com acesso gratuito à internet (Foto: Agência São Luís)

O prefeito Eduardo Braide lançou na manhã de hoje (14), no Terminal de Integração Cohab/Cohatrac, o São Luís Digit@l, plataforma que vai permitir acesso gratuito à internet nos cinco terminais de integração da capital.

A iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit), garante inclusão digital, conectividade para que os usuários dos terminais possam se comunicar, acompanhar notícias, buscar informações que necessitem com urgência, entre outros benefícios. 

Para acessar é bem fácil: basta selecionar a rede wi-fi São Luís Digit@l e preencher um formulário com o nome, CPF e data de nascimento, concordar com os termos de uso e clicar em conectar. A partir daí, o usuário será conectado automaticamente em qualquer um dos cinco terminais em que estiver e poderá navegar livremente. O formulário de acesso está disponível em português do Brasil e de Portugal, inglês, espanhol, francês e alemão. 

“Por dia, cerca de 350 mil pessoas passam pelos nossos terminais. Vamos garantir inclusão digital para aquelas pessoas que não têm condições de contratar um pacote de dados e permitir que todos os usuários dos terminais possam se comunicar para tratar de assuntos pessoais, profissionais, acompanhar o noticiário e buscar outras informações que estejam precisando. São Luís agora está on e roteando”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

O titular da Semit, Felipe Falcão, informou que trata-se de uma iniciativa para democratizar o acesso à internet. “Vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada e os smartphones são ferramentas importantes de trabalho. Por meio desta medida, São Luís dá um passo importante para ser uma cidade cada vez mais conectada”, disse. 

Aprovação

A novidade agradou os usuários do Terminal de Integração Cohab/Cohatrac, onde foi lançada a plataforma. A técnica de enfermagem Cláudia dos Santos Pinheiro, 46 anos, disse que a iniciativa vai facilitar a vida da população.

“Às vezes, a gente quer acessar o aplicativo para saber em quanto tempo o ônibus vai chegar ou avisar à família que vai se atrasar e não consegue por estar sem internet no celular. Essa iniciativa foi muito boa”, comentou. 

A cozinheira Fernanda Lopes Oliveira, 43 anos, afirmou que a ação da Prefeitura vai ser um benefício, sobretudo para quem não tem como contratar um pacote de dados. “Eu tenho um pacote que eu pago mensalmente para não ficar off, mas tem muita gente que não tem condições, ainda mais agora. Essa iniciativa, sem dúvidas, vai beneficiar muita gente”, observou. 

Benefícios

O acesso à internet pelo celular é a forma mais comum de se navegar no país, e o wi-Fi tem papel essencial nisso. A disponibilidade do acesso público tem efeitos positivos em diversos setores como no transporte urbano, uma vez que permite que moradores e turistas possam verificar melhores horários e rotas para se deslocarem. Além disso, permite que a população tenha acesso a notícias e outras informações de interesse coletivo. 

O acesso ao wi-fi também vai ter um grande impacto na prestação de serviços do turismo. Ao viajar, as pessoas querem manter contato com a família, compartilhar fotos nas redes sociais e verificar informações sobre o destino da viagem. 

VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias