ACESSIBILIDADE

No mês da inclusão, São Luís ganha 1ª Escola Bilíngue de tempo integral

Unidade atende com deficiência auditiva e oferece libras como língua materna e a língua portuguesa como segunda língua

Ano letivo nas escolas municipais irão iniciar no dia 22 de fevereiro. (Foto: Biné Morais)

Foi entregue nesta quinta-feira (16) a primeira Escola Municipal Integral Bilíngue de São Luís, localizada no bairro Camboa, com um prédio totalmente requalificado. O espaço vai promover a inclusão e a melhoria do ensino-aprendizagem de crianças, jovens e adultos surdos. A unidade atende 82 alunos com deficiência auditiva e oferece libras como língua materna e a língua portuguesa, como segunda língua. 

“[É] um espaço muito importante para a educação dos surdos, e saber que aqui nós não temos somente os surdos, mas também familiares que vem aprender essa língua tão importante, faz com que a educação de São Luís seja verdadeiramente inclusiva”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A inauguração foi carregada de emoção para os pais dos alunos e professores, que há anos, sonhavam com em ter um espaço exclusivo e voltado para a aprendizagem escolar dos surdos na capital. “É muito importante esse momento, porque agora eles vão ter uma escola, que antes eles não tinham, era muito difícil não só para minha filha, mas para todos os alunos. O espaço vai facilitar bastante a vida de todos nós, dar mais acessibilidade e a Rayka está gostando muito!”, disse Fabiana Soares Lindoso, mãe da Rayka, de 11 anos.

Para Carlivan Braga, secretário municipal da Pessoa com Deficiência, a inauguração é um marco na educação inclusiva de São Luís, que acontece durante o Setembro Verde, mês que reforça a acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência. “É um marco, já que estamos entregando a escola bilíngue no setembro da inclusão. Nós conseguimos trazer essa unidade para um espaço único, próprio, conseguindo trabalhar com alunos com deficiência auditiva”, afirmou. 

Requalificação

Esta é a primeira vez, desde a sua fundação, em 2016, que a Escola Municipal Integral Bilíngue tem um espaço totalmente dedicado para o funcionamento das atividades voltadas para a comunidade surda. Anteriormente, a unidade funcionou em quatro salas emprestadas e depois, migrou para um espaço na U.E.B Luís Viana, no bairro Alemanha. 

Foto: Biné Morais

Para receber os alunos, o prédio onde agora funciona a Escola Municipal Integral Bilíngue, passou por intensa obra de requalificação da estrutura interna e externa, com serviços de revisão do forro, da estrutura da cobertura, das esquadrias, instalação de novas portas, janelas, iluminação e climatização, além de pintura interna, externa e da quadra de esportes.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, explicou que o principal objetivo da obra era garantir um espaço com condições adequadas para o ensino aprendizagem dos alunos. “É extremamente importante essa requalificação devido ao propósito dela, que é oferecer uma escola que atenda as pessoas surdas, e nós trabalhamos para entregar um ambiente totalmente restaurado, completamente revitalizado, para que eles possam ter qualidade de vida e de aprendizado”, disse o secretário

Aulas

As aulas no novo prédio começam na segunda-feira (20). O espaço conta com uma sala de Educação Infantil, seis salas para turmas do 1º ao 6º anos (uma sala de cada), uma sala de Educação de Jovens e Adultos (EJA), duas salas de recursos; brinquedoteca, biblioteca e sala de informática com 10 computadores. 

Foto: Biné Morais

Esbanjando felicidade, Lindanira dos Santos, mãe de Alan dos Santos, de 13 anos, afirmou que a escola vai enriquecer o aprendizado das pessoas com deficiência auditiva. “Estou muito feliz e agradecida e já era hora desses meninos terem um espaço deles. Eles vinham migrando de escola em escola, sem ter um espaço para eles. Eu estou muito emocionada e essa escola terá muita importância na vida deles, onde vai enriquecer o aprendizado deles”, finalizou.

A escola municipal conta com um ensino integral e todos os componentes curriculares são ministrados na língua de sinais, como língua materna e na língua portuguesa, escrita como segunda língua. Todos os professores são qualificados e habilitados para atender às necessidades dos alunos.

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