Denuncia

Duarte denuncia prefeitura por fazer eutanásia em animais

De acordo com o deputado, a iniciativa de visitar à Unidade de Vigilância em Zoonoses partiu da necessidade de entender o motivo pelo qual tantas pessoas reclamam da falta de assistência à saúde animal na cidade.

Foto: Divulgação

Nessa segunda-feira (30), o Deputado Duarte Jr, fez uma visita à Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de São Luís, localizada no 5km, da Estrada de Ribamar. Entre as diversas constatações, ele foi informado que não há uma campanha de vacinação contra a raiva que vá até os bairros, nem serviço de castração de animais, ou mesmo a distribuição de coleiras preventivas. E o mais alarmante foi a informação de que o procedimento adotado pela UVZ, em casos de animais com leishmaniose, é a eutanásia.

As informações foram confirmadas pelo Diretor da Divisão de Raiva da Prefeitura de São Luís, José Antônio Veloso: “ Veja só. O tratamento depende da vontade do proprietário do animal, do tutor. Se ele quer fazer o tratamento ou não. Se ele quiser, precisa procurar uma clínica  particular”.

Ainda quando perguntando pelo deputado, se a prefeitura só banca a eutanásia, e não banca o tratamento, ele confirma e completa: “Não banca tratamento. Não tem!” Mais uma vez questionado, por Duarte que perguntou se a Prefeitura só manda para a eutanásia, o Diretor confirmou, mais uma vez, movimentando a cabeça, como pode ser constado em um vídeo postado pelo Deputado em suas redes sociais.

De acordo com o deputado Duarte Jr, a iniciativa de visitar a UVZ partiu da necessidade de entender o motivo pelo qual tantas pessoas reclamam da falta de assistência à saúde animal em São Luís e completou: “O que era pra ser apenas uma visita para entender de que forma poderíamos ajudar a UVZ na proteção aos animais, se tornou uma preocupação a partir do momento que fui informado que a única forma que a prefeitura atua em casos de leishmaniose é enviando o animal, para a eutanásia, mesmo com a possibilidade de se oferecer um tratamento para a doença, já reconhecido pelo Ministério da Saúde”, ponderou.

Desde 2016, por meio da nota técnica conjunta 001/2016/ MAPA/MS, assinada pelo Ministério da Agricultura Pesca e Abastecimento e pelo Ministério da Saúde, foi autorizado o registro do produto MILTEFORAN, indicado para o tratamento de leishmaniose visceral canina.

O uso do medicado vem sendo defendido e usado por médicos veterinários  que são contra a eutanásia e têm buscado soluções que visam garantir qualidade de vida e bem-estar aos animais diagnosticados com a doença.

Diante do caso, o deputado vem fazendo uma campanha  nas redes sociais  contra a eutanásia e vai oficiar o Ministério Público, cobrando uma solução por parte da prefeitura para o problema, e afirmou: “Não vamos admitir que os animais paguem  com a própria  vida, por conta de uma política de omissão  e irresponsabilidade.”

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias