7 DE SETEMBRO

Dia de manifestações na capital maranhense

O 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, será marcado em todo o país por manifestações de apoio e de protesto ao presidente Jair Bolsonaro.

Foto: reprodução

O 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, será marcado em todo o país por manifestações de apoio e de protesto ao presidente Jair Bolsonaro. 

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores, os brasileiros vão ocupar as ruas de mais de 200 cidades do Brasil e exterior em mobilizações contra o presidente do Brasil, mas haverá também manifestações pró-Bolsonaro.

Em São Luís, apoiadores do atual governo marcaram às 8h da manhã em frente a uma loja na Cohama, portando bandeiras do Brasil, para em seguida fazer uma carreata pelas ruas da cidade.

Foto: reprodução

A Praça Maria Aragão será o ponto de encontro de manifestantes contra o governo Bolsonaro. A manifestação deve acontecer pela manhã e a organização prevê um movimento pacífico de confraternização entre simpatizantes, famílias e militantes conservadores do Maranhão. As manifestações estão sendo organizadas pela CUT, centrais sindicais e movimentos sociais que integram as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo.

Segundo a CUT, além de exigir respeito à democracia brasileira e suas instituições, as manifestações também terão caráter de protesto contra a desastrosa condução do país pelo atual presidente – uma política que tem como resultado o crescimento do desemprego, da inflação, dos altos preços dos alimentos e dos combustíveis, que empurra a população cada vez mais para a pobreza e para a fome.

27º Grito dos Excluídos

A tradicional manifestação organizada desde 1994, com apoio da CUT, este ano também terá como bandeira principal o #ForaBolsonaro. De acordo com o presidente da CUT, o grau de exclusão no país “nunca foi tamanho como neste momento”.

Como resposta – e para dar exemplo de respeito à vida – a CUT, centrais e movimentos sociais farão uma ação solidária neste dia, em São Luís,  O Grito do Excluídos será um ato político-cultural-religioso. A organização está pedindo que os manifestantes levem 1 kg de feijão.  Para quem vai em carreata, moto ou bicicleta,  a saída é da Praia Grande, às 8h. Também haverá saída da Praça do Viva, na Vila Embratel, às 8h.

Recomendações

O Ministério Público do Maranhão emitiu duas recomendações referentes às manifestações previstas para ocorrer hoje, com intuito de assegurar que os movimentos não atentem contra os preceitos da Constituição Federal e o regime democrático.

Aos prefeitos municipais do Maranhão, foi recomendado que, onde houver guardas municipais, sejam adotadas todas as medidas necessárias para assegurar a proteção dos bens, serviços e instalações municipais, durante as manifestações.

Já para o secretário de Estado de Segurança Pública, foi recomendado que sejam adotadas todas as medidas necessárias para assegurar a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. As duas recomendações foram assinadas pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias