DIA MUNDIAL DO TURISMO

Aumento dos turistas no Maranhão

O Dia Mundial do Turismo promove a importância da atividade turística em uma cidade e seus valores culturais, sociais, políticos e econômicos.

Foto: reprodução

Em 1980, a Organização Mundial de Turismo (OMT) instituiu que o dia 27 de setembro seria o Dia Mundial do Turismo, data escolhida por ser a mesma do aniversário da adoção dos estatutos da OMT. A data, que cai nesta segunda-feira, promove a importância da atividade turística em uma cidade e seus valores culturais, sociais, políticos e econômicos.

O estado do Maranhão se tornou um dos locais mais procurados para viagens durante o segundo semestre de 2021. Francisco Nogueira, 40 anos, que trabalha em uma agência de viagens e turismo, afirma que nunca houve uma procura tão grande pelas atrações maranhenses do que agora. “Desde junho, começou a melhorar. Julho, agosto e setembro tiveram uma melhoria de quase 100%, foi gradativo”, conta.

Entre as motivações para conhecer a cultura local, Francisco afirma que a maior procura está nos Lençóis Maranhenses, logo em seguida o Centro Histórico da capital, local que faz os estrangeiros se admirar com a cidade. “Todos os clientes ficam admirados, eles acham que vão encontrar cidades abandonadas cheias de pobreza, mas, quando chegam, eles têm uma noção diferente. Eles conhecem a cidade nova e a cidade velha”, afirma.

A agência recebeu um alto número de clientes desde o começo do segundo semestre, agora possuindo em torno de 30 pessoas passeando por ela, ainda mais agora que a demanda aumentou por parte de outras regiões. Francisco diz que os que mais viajam para as terras maranhenses são os paulistas, mas que aumentou o número de turistas vindos das regiões centro-oeste e norte. “Com a melhoria da vacina, as pessoas estão começando a viajar mais. Tem muita coisa agendada ate novembro”, conta o turismólogo.

De acordo com a terceira edição do Boletim Mensal da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), São Luís teve um aumento significativo nas buscas pelos clientes para viagens junto com Fortaleza e Maragogi, tendo um crescimento constante desde o mês de junho quando ocorreu a produção do Boletim. Além disso, foi destacado que a Região Nordeste do país é a mais procurada para turismo.

Da parte histórica às praias  

Para os que desejam conhecer a antiga São Luís, o Centro Histórico é a porta de entrada para isso. As construções dos séculos XVIII e XIX foram tombadas e hoje são Patrimônio Histórico, uma delas o famoso Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado do Maranhão. Localizado na Praça Pedro II, dispõe de lustres e mobílias antigas que representam a beleza da arquitetura do passado, tudo disponível para visitas, que devem ser agendadas previamente.

Perto dali, a Praça dos Poetas, localizada na esquina da avenida Pedro II com a Rua Newton Bello, foi construída para homenagear os poetas maranhenses. Ela garante uma linda vista do Centro Histórico com bancos para apreciar o ambiente. Ainda no Centro, outra parte que chama atenção é a Rua do Giz, eleita  a sexta rua mais bonita do país pela revista Casa Vogue, especializada em arquitetura e decoração.

Saindo da parte antiga, as praias chamam bastante atenção já que a cidade possui um litoral extenso, entre elas a Praia de São Marcos, que abriga a Praça dos Pescadores, um dos cartões postais da capital, e é uma das mais estruturadas e procuradas por oferecer quiosques. Outra que se destaca é a Praia do Calhau, localizada na Avenida Litorânea, por possuir diversos restaurantes e playgrounds, além de ser extensa e permitir caminhadas ou ciclismo.

  • A praia da  Ponta d’Areia é a mais conhecida e a mais movimentada da cidade, sendo bastante frequentada por jovens. O Espigão, outro cartão postal de São Luís, fica na área da Península e é ótimo para passeios no final da tarde ou para a prática de exercícios físicos.
  • A Praia de Olho D’água é perfeita para quem deseja praticar kitsurf, e suas falésias deixam o cenário ainda mais charmoso.
  • A Praia da Guia, na área Itaqui Bacanga é um lugar perfeito para quem deseja paz e tranquilidade, já que é mais procurado pelos pescadores da região.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias