IPVA

77% dos veículos do Maranhão irregulares

Pelo menos 28,8 milhões de veículos estão com o licenciamento atrasado no Brasil. No Maranhão, são cerca de 1,4 milhão de pessoas inadimplentes com o imposto.

Foto: reprodução

A frota de carros no Maranhão conta com mais de 1,9 milhões de veículos, a maioria inadimplente com o licenciamento. O licenciamento é um documento obrigatório para a circulação dos veículos, derivado do código de trânsito e garante a posse do veículo e o direito de circulação.

No Maranhão cerca de 1,4 milhões de veículos estão sem licenciamento em 2021. Dentro desse número, ainda são considerados os veículos com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado e outros documentos. Vladimir Fernandes, em entrevista ao Jornal Hoje, da TV Globo, especialista em mobilidades e transporte, diz que essa inadimplência pode ser um reflexo da pandemia, já que durante uma crise como essa, a prioridade não seria o licenciamento de um veículo.

O Maranhão é o segundo estado com a maior porcentagem de inadimplências em relação ao licenciamento. O Amazonas, que possui uma frota de quase 1 milhão de veículos, está em primeiro com 90,58% de sua frota em inadimplência. 

Alguns estados tem um período diferente pra regulamentação do veículo: alguns abrem esse período apenas depois de dezembro, o que quer dizer que pode ser que alguns veículos estejam desregulamentados desde o ano passado.

Estar atrasado com o licenciamento pode ocasionar em uma multa e apreensão do veículo, resultando uma multa de R$ 293,47. O motorista ainda pode levar 7 pontos na carteira, ainda deverá pagar por dia no pátio e até para retirar o carro.

Para licenciar o seu veículo, você deve acessar o site do Detran-MA e ir na aba de licenciamento na página principal. O licenciamento é composto pelo IPVA, taxa de licenciamento e multas de trânsito se houve alguma. Os requisitos para o licenciamento são: documento do proprietário como RG E CPF e inexistências de débitos ou bloqueio judicial.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias