RENOVAÇÃO NA ORDEM

Por uma OAB-MA mais forte e atuante

Movimento “Nossa Voz é a Ordem” idealizado por uma ala de oposição da OAB-MA entra na disputa da eleição da instituição com o intuito de promover uma renovação.

O advogado Diego Sá lançou a sua pré-candidatura à presidência da OAB-MA. (Foto: O Imparcial)

A eleição para a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil da seccional Maranhão (OAB-MA) está prevista para o mês de novembro. Integrantes do movimento “Nossa Voz é a Ordem” que estão apoiando a pré-candidatura de Diego Sá a presidente da instituição fizeram uma visita de cortesia a O Imparcial. Composto pelos advogados Diego Sá, Ana Brandão, George Azevedo e George Cardoso, eles defenderam a construção de um novo modelo de gestão para fortalecer a entidade e torna-la mais atuante e mais presente no dia a dia da categoria e da população maranhense.

Segundo Diego Sá, que faz oposição à atual gestão, revelou que o movimento, surgiu de várias cabeças da união da advocacia maranhense e que já está ganhando força na capital, agora avança nas subseções do interior. “O movimento “Nossa Voz é a Ordem” busca sobretudo dar voz para advocacia do estado do Maranhão. Voz e vez para que possamos ouvir os colegas advogados e colocar em prática para aquilo que precisa para o melhor para classe dos advogados”, explicou Diego Sá pregado o discurso do diálogo da OAB-MA com as demais instituições.

Pela primeira vez a eleição da OAB-MA será marcada pela proposta de paridade de gênero nas eleições do órgão em todo o país. A ideia é que as mulheres ocupem 50% dos cargos de comando, e o fato foi ressaltado pela advogada Ana Brandão. “A paridade de gênero que tanto nós mulheres advogadas lutamos para fazer essa conquista em pleno século 21. A gente entende que a paridade de gênero só vai somar na gestão da advocacia que tantas colegas advogadas que são competentes precisam estar ao lado de grandes advogados. Estamos muito felizes por isso”, ressaltou Ana Brandão, lembrando que grande lideranças se uniram em torno da pré-candidatura de um projeto para classe dos advogados.

Durante a entrevista o advogado George Azevedo fez questão de ressaltar o trabalho de Diego Sá à frente da presidência da CAAMA – Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão. Ele afirmou que a advocacia maranhense precisa de diálogo entre os poderes constituídos e a magistratura maranhense “Hoje a gente vê que a CAAMA está com uma estrutura completamente organizada e se hoje ele conseguiu organizar a Caixa de Assistência dos Advogados em todo o estado do Maranhão porque ele não seria nosso presidente. Já o advogado George Cardoso, enfatizou que o movimento “Nossa Voz é a Ordem” pode fortalecer a Ordem dos Advogados do Maranhão e o protagonismo da classe dos advogados no estado. “Buscamos uma advocacia em prol dos interesses da classe. Mais do que nunca nós entendemos que a pré-candidatura de Diego Sá, é de suma importância para retomarmos o protagonismo da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão. Precisamos de voz mais do que nunca nesse momento difícil. Queremos restabelecer o protagonismo da advocacia maranhense”, esclareceu George Cardoso.

Protagonismo e fortalecimento da advocacia no Estado

Diego Sá fez questão de acrescentar que todo um trabalho foi voltado para a advocacia maranhense durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Durante a nossa caminhada à frente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão fizemos muitos pelos nossos colegas advogados e advogadas do Maranhão. Caímos de fato em campo.

 Colocamos  a testagem gratuita para os advogados e familiares. Também realizamos uma campanha de vacinação da H1N1 no momento em que todos que no ano passado buscavam a imunidade contra a gripe, e influenza. Nós entendemos que o advogado já na dificuldade do dia-a-dia, no período de pandemia, ele tinha dificuldade de levantar alvarás, de conseguir clientes, conseguimos auxílio financeiros para advogados acometidos pela Covid-19, além de distribuição de máscaras e álcool e gel de forma gratuita”, explicou o advogado.

Para o pré-candidato à presidência da OAB-MA o diálogo e aproximação com as demais instituições como o tribunal de justiça, o governo do estado, os municípios para buscar um piso salarial para advocacia são fundamentais. “Temos que ter a defesa inegociável de nossas prerrogativas que não são privilégios. Prerrogativas são direitos dos advogados que vão defender os seus constituintes e é por isso devem ter sua independência afirmada. 

Além disso, a valorização da advocacia, e isso passa por vários fatores, como a capacitação, passa pelo trabalho da Caixa de Assistência, da Escola Superior de Advocacia e de vários outros órgãos que compõem a nossa ordem”, declarou Diego Sá afirmando que isso irá trazer um retorno positivo para os advogados do Maranhão.

Sobre Diego Sá

O advogado e militante, Diego Sá, tem 35 anos e exerce a advocacia há 12 anos. Com um perfil conciliador e acessível, o candidato está à frente da presidência da CAAMA desde 2016, onde desempenha um papel significativo na advocacia maranhense. 

Além de ser o atual coordenador nacional de Esporte da Caixa de Assistência dos Advogados do Brasil, Diego é especialista na área Civil, Direito Processual Civil e Direito do Trabalho. O lançamento, da pré-candidatura de Diego Sá ocorreu semana passada no município de Timon.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias