Ranking

Maranhão é o 4º em foco de queimadas no Brasil

Chama atenção o dia 19 quando foram registrados 291 focos no estado do Maranhão, quase quatro vezes mais do que no dia anterior que teve 64.

Foto: Divulgação/CBMMA

Na semana que passou o Maranhão ficou em terceiro no país em focos de queimada, com 1.148, de 1 a 10 de agosto. Até o dia 19, o estado estava com 2.301,  um número bem maior do que no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 2.162,  mas  menor do que em 2019, quando foram 3.366.

 Em todo o ano passado, de acordo com o Monitoramento dos Focos Ativos por Estado, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o estado teve 16.817 focos. Até então, são 5.772, o que deixa o estado em quarto lugar no país, um crescimento de 25% em relação a todo o ano passado (4.602).

Em comparação do total de focos ativos detectados dia a dia pelo satélite de referência, o dia 19 registrou 291 focos, um percentual maior de 354% em comparação com o dia anterior, quando o registro foi de 64.

Um levantamento da Equatorial Maranhão apontou que as cidades com maior ocorrência de queimadas próximo à rede elétrica neste ano, até então, foram: São Luís (103 ocorrências), Feira Nova do Maranhão (38 ocorrências) e São José de Ribamar (23 ocorrências). Imperatriz e Caxias se encontram no ranking dos 10 municípios com maior quantidade de acidentes envolvendo queimadas, ocupando a 7ª e 10ª posição respectivamente.

No estado, a campanha “Maranhão Sem Queimadas” acontece por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos naturais (SEMA) em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), para prevenir e combater queimadas e focos de incêndio por todo o Maranhão. 

Este ano a campanha não esperou chegar o segundo semestre, marcado pela estiagem, devido ao fim do período chuvoso, e se iniciou em maio por Balsas, encerrando a primeira etapa no município de Santa Inês. No ano de 2020, o Maranhão Sem Queimadas realizou cinco (5) campanhas em diferentes cidades. Este ano, já visitou seis (6) municípios maranhenses, sendo eles: Barra do Corda, Balsas, Caxias, Chapadinha, Imperatriz e Santa Inês.

Segunda etapa do “Maranhão Sem Queimadas”

A segunda etapa começou na última quinta-feira, 19, pelo município de Pinheiro, e a SEMA fez a doação de 69 equipamentos necessários para o combate às queimadas no município, como enxadas, foices, pás, entre outros materiais, que auxiliarão as equipes em campo dentro do programa.

“É fundamental agregar a mão de obra necessária ao combate às queimadas. Além disso, já temos outros programas, como o Maranhão Verde, Agente Jovem Ambiental, além de uma política de resíduos sólidos que estamos ativando uma associação de catadores, trazendo um ecoponto e agora mais um programa de Governo relacionado às causas ambientais”, disse a secretária adjunta de Desenvolvimento Sustentável da SEMA, Lucyana Genésio.

Para a supervisora de Combate e Controle ao Desmatamento e Queimadas da SEMA, Scarleth Vieira, “neste ano, pretende-se fornecer orientações, sensibilizar e conscientizar a população desses municípios, as pessoas que trabalham diretamente com o emprego do fogo ou que estejam atuando no combate e controle às queimadas e incêndios florestais, bem como entidades responsáveis pela pasta de meio ambiente e, ainda, todos envolvidos na temática de queimadas. Assim, para que essas informações sejam disseminadas cada vez mais, buscamos atingir um grande público, uma vez que as queimadas e incêndios florestais trazem diversos impactos negativos ao meio ambiente, além de ocasionar diversos prejuízos à saúde humana, inclusive, neste período de pandemia podem acentuar a situação de pessoas acometidas pela Covid-19”.

Queimadas deixam o solo mais pobre, causam desertificação e aumentam o aquecimento global, prejudicando assim o meio ambiente e a economia. Além disso, problemas respiratórios se agravam e, neste momento, com a Covid-19, elas ficam ainda mais perigosas.

Outro risco à saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, lançando compostos tóxicos na atmosfera, que podem provocar severas irritações às vias respiratórias, se inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.

Ranking dos 10 municípios maranhenses com maior número de focos de queimada de 1 a 10 de agosto

  • Mirador – 116
  • Balsas – 90
  • Fernando Falcão – 70
  • São Felix De Balsas – 53
  • Riachão –  46
  • Urbano Santos –  40
  • Loreto – 38
  • São Raimundo das Mangabeiras –  38
  • Nova Iorque – 32
  • Benedito Leite – 24

Ranking dos 5 estados com maior número de focos de queimada de janeiro a 19 de agosto

  • Mato Grosso – 10.198
  • Pará – 7.695
  • Amazonas – 6.623
  • Maranhão  – 5.772
  • Tocantins – 5.667
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias