Solidariedade

Casa de apoio para pessoas com HIV em São Luís completa três anos

A Casa de Apoio Acolher já ajudou mais de 5.500 vidas com a venda de bonecas ecológicas e sustentáveis.

Foto: Divulgação

Fundado em São Luís, no Maranhão, em 17 de julho 2005, o Grupo de Ação pela Solidariedade Humana (GASH) é uma associação civil, sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida por inúmeros trabalhos relevantes a nossa comunidade em geral, com foco no desenvolvimento de ações ao alcançar comunidades em vulnerabilidade social.

Dentre algumas de suas atividades, o GASH executa o projeto Casa de Apoio Acolher, que tem por finalidade, o acolhimento a pessoas que vivem e convivem com o HIV/Aids de todo Estado do Maranhão. Oferecendo apoio psicológico, jurídico, social e alimentar, de forma gratuita e voluntária a jovens e adultos com o vírus e seus acompanhantes, que realizam o Tratamento Fora do Domicílio – TFD (consultas, exames e internação prolongada).

A Casa de Apoio Acolher disponibiliza espaço seguro para estadia diurna, refeições, lazer, oficinas terapêuticas, escutas sobre dores e descobertas, dificuldades e alegrias, recebendo em média, diariamente, 30 acolhidos.

Com foco na autoestima, informação, conscientização e prevenção a Casa de Apoio Acolher, busca o diferencial na sua forma de atendimento e acolhimento, promovendo interações conscientes e responsáveis. Desenvolve ações como a distribuição de preservativos, palestras educativas, oficina de geração de renda e café solidário.

A Casa de Apoio Acolher oferece ainda, café da manhã, almoço, lanche da tarde, visita domiciliar e hospitalar, banco de roupas e sapatos, atendimentos social, psicológico, jurídico e nutricional, e distribuição de itens de higiene pessoal.

Aplicativo “XOVE”

Outra ação desenvolvida pelo GASH é a oferta de um Aplicativo XOVE, que está disponível em plataforma Android, e agrupa tudo o que uma pessoa precisa saber sobre o HIV e a Aids, e informa onde realizar exames e tratamentos no município de São Luís, entre outras funções.

Fontes de renda

Atualmente, a organização tem duas fontes de renda, as doações diretas de diversos colaboradores e da venda de bonecas, que são a marca da organização. As bonecas são fabricadas com materiais reciclados como: serragem de madeira, sacolas plásticas e resíduos têxteis.

A organização se preocupa constantemente em buscar meios de apoiar pessoas que vivem e convivem com HIV/Aids, estando sempre atenta às demandas de mulheres e jovens, em virtude da vulnerabilidade que esse público apresenta. A maioria do público atendido pelo GASH vem do interior do estado, o que dificulta ainda mais o acesso dos mesmos aos serviços públicos.

Outro fator que a organização sempre está considerando, é que, seus projetos atendem pessoas vulneráveis por renda, o que vai impactar também no acesso aos direitos sociais e serviços necessários ao seu tratamento.

Contatos

Instagram: instagram.com/casaacolherma

Site: gashacolher.com.br

Telefone: (98) 98818-6272

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias