Praia do Caolho

Caminhões limpa fossa podem estar despejando esgoto em praia de São Luís

O rastro de esgoto, conhecida com “língua negra” foi registrado e compartilhado nas redes sociais no último sábado (14).

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Após um grande vazamento de esgoto sem tratamento ser despejado diretamente no mar, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) informou que equipes de monitoramento identificaram possíveis locais de descarte irregular de caminhões limpa fossa, além de pontos irregulares de descarte de esgoto, na região da Foz do Rio Pimenta, nas imediações da praia do Caolho.

Leia também:

VÍDEO: esgoto sem tratamento é despejado em praia na avenida Litorânea

Saiba quais pontos estão impróprios para banho nas praias de São Luís

O rastro de esgoto, conhecida com “língua negra” foi registrado e compartilhado nas redes sociais no último sábado (14).

A Sema informou que removeu dutos e canos instalados no local nessa segunda-feira (16).

Leia a nota da Sema na íntegra:

“A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) informa que recebeu, na manhã de domingo (15), as primeiras denúncias sobre uma possível contaminação (língua negra) na Foz do Rio Pimenta, nas imediações da praia do Caolho. Prontamente, ainda na manhã de domingo, a SEMA designou equipes do Monitoramento e do Laboratório de Análises Ambientais para avaliar o perímetro e identificar as possíveis causas do ocorrido.

Em visita inicial, a ação objetivou verificar se o lançamento irregular de efluentes ainda ocorria na área denunciada, onde não foram encontrados mais indícios da ocorrência da língua negra.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Na manhã desta segunda-feira (16), a SEMA retornou ao local com equipes de Fiscalização, Monitoramento e Laboratório de Análises Ambientais para dar continuidade ao processo de investigação do ocorrido e coletas no corpo hídrico, para fins de análises laboratoriais, além de notificações aos empreendimentos que possam ter realizado algum tipo de lançamento de efluentes no Rio Pimenta.

Durante a visita, foram identificados pontos irregulares de descarte de esgoto e possíveis locais de descarte irregular de caminhões ‘limpa fossa’. A Secretaria realizou também a remoção de dutos e canos realizados para essa finalidade.

A SEMA ressalta, ainda, que mantém o monitoramento periódico dos rios de São Luís, cuja última análise do Rio Pimenta foi realizada na segunda-feira (16), além da fiscalização constante de empreendimentos.”

Caema

Em nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) informou que o vazamento aconteceu na foz do Rio Pimenta, após uma forte chuva e que o material. O órgão explicou se trata de matéria orgânica que se decompõe nos rios e é lançada de forma clandestina nas galerias de água pluvial.

A CAEMA informou, ainda, que as 73 Estações Elevatórias de Esgoto e 13 Tratamento de Esgoto funcionam com normalidade e que tem mantido ações para coibir essas práticas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias