Advogado esclarece dúvidas sobre a advocacia no Maranhão
Em entrevista ao O Imparcial, o maranhense Sérgio Melo, de 28 anos, fala sobre a atuação destes profissionais do Direito no Estado.
Na quarta-feira (11), foi comemorado o Dia do Advogado. A data passou a existir em homenagem a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, em 1827. A Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, foram criadas por D. Pedro I.
Leia também: Entenda o que é e como funcionam os direitos humanos no Maranhão
O Maranhão ainda é um dos estados da federação com o menor índice de advogado por habitante. É o que afirma o advogado maranhense Sérgio Melo, de 28 anos.
“A complexidade da vida vem gerando uma fragmentação dos ‘ramos’ do direito. O que antes era direito civil, hoje é uma infinitude de especialidades extremamente complexas e que demandam do profissional do direito conhecimentos bastante específicos”, explica o advogado.
Sérgio Melo garante que ainda há bastante espaço, seja pela falta de profissional ou pelos novos espaços que estão sendo abertos em razão das demandas que surgem na sociedade.
Você sabe qual a função do advogado?
O advogado é a ponte entre o cidadão e o direito que e a constituição lhe garante. É ele quem representa aquele que se sente lesado por um co-cidadão ou pelo Estado, na luta pela manutenção de uma dada prerrogativa.
“A função do advogado é atuar com serenidade, preparo e altivez em favor do interesse do cidadão que lhe procura para representá-lo na luta pelos direitos que a lei lhe confere”, destaca.
Sério Melo explica que a vida em sociedade é regida por normas e em todas as dimensões do viver as pessoas estão sempre em situações que demandam algum grau de conhecimento dessas leis.
“Nesse sentido, é fundamental que todas as pessoas – físicas e jurídicas – estejam sempre amparadas por um profissional capacitado, capaz de lhes orientar e/ou representar de modo adequado, garantido ou conquistando aquilo que lhes é de direito”, relata o advogado.
“Ao casar ou separar, abrir ou fechar empresas, por exemplo, é indispensável o auxílio de um bom advogado, pois é ele quem irá representar o indivíduo e buscar para ele o que lhe for de interesse” conclui.
Ainda sobre a advocacia no Maranhão, Sérgio Melo conta que entre os desafios de atuar neste ramo, é vencer algumas das barreiras impostas pelo patrimonialismo, ainda entranhado na sociedade maranhense e nos espaços de poder do Estado.
“As barreiras impostas pela pobreza crônica do Maranhão e a grave crise econômica do Brasil que trouxe reflexivos nocivos para a economia local. Ao meu ver, tais barreiras somente são suplantadas como muito estudo, boas relações é um pouco de sorte para estar pronto no momento em as oportunidades aparecerem”, afirma o advogado.
Para os futuros advogados, Sério Melo deixa uma mensagem que parece simples, mas que faz muito sentido. Afinal de contas, segundo o advogado, a educação é sempre a melhor opção.
“Estude, estude e… estude! Assim, caminhando ao lado das pessoas certas, você vencerá”, finaliza.