Co­vid-19

2.500 lu­do­vi­cen­ses não to­ma­ram a 2ª do­se

Em São Luís, foram aplicadas, até o último dia 22, 1.058.305 doses de vacina contra a Covid-19.

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís

Em São Luís, foram aplicadas, até o último dia 22, 1.058.305 doses de vacina contra a Covid-19.  Desse total, 775.621 foi de primeira dose, e 282.684 da segunda, perfazendo um percentual de 87,26% de cobertura vacinal. Mas enquanto tem gente fazendo direitinho o ciclo vacinal, mais de 2 mil ainda não voltaram para tomar a segunda dose, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Quem já recebeu a segunda dose da vacina fala do alívio que é estar completamente vacinado e que se sente mais seguro de voltar à vida normal aos poucos, mesmo ainda cumprindo com todos os cuidados como uso de máscara, distanciamento social e higiene das mãos. “Imunizada com a segunda dose, mas continuo com os protocolos de higiene, os cuidados, porque essa doença não é fácil não. E se você que tem dose agendada, ainda não tomou, tome porque assim você não protege só a si”, disse a trabalhadora da indústria Ana Paula Ferreira.

Alana Campos, que também já tomou a segunda dose, faz questão de expor e incentivar outras pessoas. “Só assim a gente vai poder ter uma vida normal voltando aos poucos. Todo mundo precisa se vacinar”, disse.

Estado e Prefeitura tem realizado a vacinação contra a Covid. No caso da Prefeitura, a vacinação tem sido dos retardatários, tanto entre os adolescentes quanto os adultos que não conseguiram se vacinar por não conseguirem sair a tempo do trabalho ou por terem outro compromisso no mesmo dia. “Além de ações de conscientização acerca da importância do recebimento da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nas redes sociais, a Prefeitura tem reforçado o apelo sobre a necessidade de imunização em ciclo completo em outros canais de divulgação, como sites e outras plataformas, além de enfatizar com profissionais de saúde e outros colaboradores o papel de mobilização da população em geral”, informou a Semus.

Nesta terça-feira, 24, poderão se vacinar em São Luís, todas as pessoas com segundas doses marcadas para esta data, nos nove pontos de vacinação. Para garantir a eficácia destes imunizantes é necessário tomar duas doses e para que a pandemia possa ser superada é preciso que pelo menos 70% da população esteja vacinada com as duas doses, segundo a Organização Mundial da Saúde. 

Mais vacina – Ontem (23) o Governo do Estado recebeu novos lotes das vacinas Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca. Foram 228.020 doses de imunizantes, sendo 56.600 doses de CoronaVac, 59.670 doses de Pfizer e 111.750 doses da AstraZeneca, para dar continuidade à vacinação contra a Covid-19 nos municípios maranhenses. Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 7.030.320 doses recebidas: 2.013.990 doses da CoronaVac; 3.548.700 doses da AstraZeneca; 1.354.730 doses da Pfizer; e 112.900 doses da Jansen.

Postos de vacinação contra Covid-19 em São Luís

  • Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae
  • Drive-thru – Espaço Reserva (do Shopping da Ilha)
  • Centro Municipal de Vacinação – Uema
  • Drive-thru – Uema
  • Drive-thru – Ceuma Renascença
  • Centro Municipal de Vacinação – UFMA
  • Drive-thru – UFMA
  • Centro Municipal de Vacinação IFMA – Maracanã
  • Centro Municipal de Vacinação UNDB (Ginásio)

4 dúvidas sobre a segunda dose

Qual a importância de se tomar a segunda dose?

Dados mostram que a primeira dose da AstraZeneca, Pfizer e Janssen já possuem uma boa eficácia para formas graves da doença. Porém, a segunda dose promove um aumento significativo da resposta imune, aumento da proteção para formas graves e apenas após a segunda dose se tem uma boa proteção para formas leves, o que é importante para reduzir a transmissão. O aumento da resposta imune após a segunda dose tende também a aumentar a duração da proteção que aquela pessoa vai ter após a vacinação.

É recomendável tomar a segunda dose da vacina Covid-19 diferente da primeira?

De maneira geral esta não é a recomendação. Como regra geral, a orientação é que o esquema seja completado com a mesma vacina. Porém, em situações específicas, esta estratégia pode ser usada. No momento, o Ministério da Saúde recomenda que gestantes que tenham recebido a vacina da AstraZeneca, tomem Pfizer ou Coronavac. A ideia é que as gestantes não deixem de tomar a segunda dose.

O tempo de intervalo entre as doses das vacinas será reduzido devido às novas variantes do vírus?

Nesse momento, o Ministério ainda recomenda manter os intervalos que são: 28 dias para a Coronavac, três meses para as vacinas Pfizer e AstraZeneca. Importante ressaltar que o intervalo adotado promove uma resposta imunológica maior e mais efetividade. Com o avanço da vacinação, é possível que esse intervalo seja reduzido.

Tomei a primeira dose da vacina Covid-19 e tive reações. Vou ter algum tipo de reação na segunda dose?

A ocorrência de eventos adversos não impede que a pessoa receba a 2ª dose. Apenas alguns exemplos muito específicos que são efeitos graves ou raros. Para algumas vacinas, como AstraZeneca e Coronavac, a tendência é que as reações sejam mais leves na segunda aplicação. Para a vacina Pfizer, especificamente, ela tem um pouco mais de reação adversa na segunda dose, mas ainda assim são eventos leves e autolimitados na grande maioria das vezes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias