NOVO COMANDO

TCE-MA elege novo presidente na quarta

Eleições para a Casa acontecerá sob o comando do atual presidente interino, o conselheiro Washington Luís de Oliveira, que assumiu o cargo semana passada.

(foto: reprodução)

O novo presidente do Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), será escolhido na próxima quarta-feira (21). A eleição será comanda pelo presidente interino da casa, o conselheiro Washington Luís de Oliveira que assumiu o cargo após a abdicação do conselheiro Raimundo Nonato de Carvalho Lago Jr que está restes a completar 75 anos e ficou por cinco mandatos como presidente da instituição.

Durante a sessão, muitas manifestações de apreço por parte dos membros do Pleno ao colega que deixava a presidência, dentre as quais, dos conselheiros Jorge Pavão e Edmar Cutrim, que realçaram as qualidades e a convivência com o conselheiro que pelo maior número de vezes ocupou a presidência do Tribunal. Responsável pelo primeiro concurso público da história do TCE maranhense, Nonato Lago ocupou por cinco vezes a presidência da corte.

Resumindo o legado da última passagem de Nonato Lago pela presidência, o presidente Washington Oliveira destacou ainda a abertura permanente para o diálogo interinstitucional, o apoio às boas práticas e à inovação no âmbito do controle externo, a liderança na gestão da crise sanitária, priorizando a saúde dos servidores e fiscalizados, o apoio ao projeto do Memorial do TCE e o fortalecimento do aspecto pedagógico da atuação do órgão, por meio da Escola Superior de Controle Externo – Escex.

O atual presidente do TCE-MA, Washington Oliveira, começou a carreira política como membro do PCdoB em 1967 ainda na ilegalidade. A seguir em 1988 ingressou no PT. Candidatou-se a deputado federal em 1994, 2002 e 2006, sempre na suplência.

Na legislatura 2003-2007, assumiu o cargo de deputado federal em decorrência da licença de Terezinha Fernandes. E na legislatura 2007-2011, assumiu o cargo de deputado federal em decorrência da renúncia do titular Waldir Maranhão para assumir a secretaria da Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Elegeu-se vice-governador do Maranhão na chapa encabeçada por Roseana Sarney. Seu mandato de vice-governador do estado era até 1 de janeiro de 2015, mas precisou renunciar ao cargo em novembro de 2013 para tomar posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. Concorreu a prefeitura de São Luís em 2012, ficando em quarto lugar.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias