DESCOBERTA

Destroços de avião da Segunda Guerra Mundial são encontrados no Maranhão

Os destroços fazem parte de um avião tipo Bombardeiro B-25, que realizava a rota entre África e o Brasil.

Foto: Almir Praseres

Destroços de uma aeronave dos Estados Unidos, de 1943, usada durante a Segunda Guerra Mundial, foi encontrado na Baía do Tubarão, localizado na cidade de Humberto de Campos, no Maranhão.

Os destroços fazem parte de um avião tipo Bombardeiro B-25, que realizava a rota entre África e o Brasil. Esta aeronave era um modelo clássico, que foi usado na Segunda Guerra Mundial, por ter um bom armamento defensivo.

A descoberta ocorreu durante uma oficina ministrada pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária do Maranhão (Setres), na última semana. A aeronave teria caído há 78 anos no litoral maranhense.

De acordo o departamento, o avião norte-americano caiu em 1943 enquanto seguia para o norte da África, onde participaria de confrontos da Segunda Guerra Mundial. O acidente matou seis soldados 

Foto: Almir Praseres/Governo do Maranhão

Com a ajuda de pescadores da região e uma equipe da secretaria, recuperaram o trem de pouso da aeronave, que pesa cerca de 5 toneladas. Foram usados detectores de metal e sensor de batimetria, para localiza-lo.

“A queda do Bombardeiro B-25D, durante a II Guerra Mundial, é um caso de um acidente que estava afundado na história. Era de conhecimento de alguns moradores, de forma superficial, mas não havia uma correlação do que se tratava, ou sua finalidade”, explica Wellington Matos, um dos responsáveis por esta descoberta.

Foto: Almir Praseres/Governo do Maranhão

Segundo a Prefeitura de Humberto de Campos, o objetivo é resgatar todas as partes do bombardeio, pois esta descoberta vai estimular a criação do Museu Histórico do município, enriquecendo a história do município, que tem pouco mais de 26 mil habitantes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias