“Cuidar da saúde ocular deve ser um hábito”, alerta médica-oftalmologista no Dia Mundial da Saúde Ocular
Julia Brandão esclarece que o acompanhamento com um oftalmologista deve começar desde os primeiros dias de vida.
Neste sábado (10), é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. A data foi criada para alertar a população sobre os cuidados com os olhos. O último levantamento sobre saúde oftalmológica no Brasil, realizado em 2020 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), revela uma queda no número de atendimentos desde o início da pandemia.
A médica-oftalmologista Julia Brandão, do Grupo OftalmoCentro, explica que é necessário consultar regularmente com o oftalmologista.
“Cuidar da saúde ocular deve ser um hábito, assim como costumamos realizar anualmente o famoso ‘check-up’. Assim conseguimos detectar precocemente problemas visuais que não geram sintomas e implementar o melhor tratamento”, esclarece a médica-oftalmologista.
Julia Brandão afirma que o acompanhamento com o oftalmologista deve começar desde os primeiros dias de vida com o teste do olhinho.
“Através do teste de olhinho conseguimos detectar problemas que precisam de intervenção precoce, como a catarata congênita e tumores intraoculares. Outra fase que merece atenção especial é a alfabetização. Então a dica é consultar anualmente crianças a partir dos 5 anos”, explica a doutora.
Julia Brandão informa que entre as doenças oculares mais comuns entre os pacientes está a miopia.
“Atualmente vivemos o boom da miopia com o aumento das atividades de perto e diminuição das atividades outdoor. Outros problemas cada vez mais comuns nos consultórios são o olho seco e a catarata, pelo envelhecimento populacional”, relata a médica-oftalmologista.
Outro assunto que merece atenção é o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, principalmente durante a pandemia, quando as pessoas passaram a ficar mais tempo em frente as telas.
“Além de agravar problemas oftalmológicos já existentes, esse hábito favoreceu o aparecimento da síndrome da visão do computador e o aumento da miopia e olho seco”, alerta Julia Brandão.
A médica-oftalmologista ainda dá dicas para quem precisar passar bastante tempo em frente as telas:
- Pausas seriadas são importantíssimas. Existe uma regra americana chamada “‘Regra do 20’20’20’, onde recomenda-se que a cada 20 minutos de tela, realize-se pausas seriadas de 20 segundos olhando para uma distância de 20 pés, o equivalente a 6 metros;
- Piscar de forma eficiente, colocar lembrete em frente ao computador, também pode ser uma estratégia eficaz;
- Por último, podemos usar a tecnologia a nosso favor. Hoje, os celulares dispõe de tecnologias que diminuem a incidência da luz azul, como night shift para iPhone e o blue filter para Android.