CORPUS CHRISTI

Celebrações e show marcam a data

A solenidade, uma data móvel celebrada em comunhão pelos católicos em todo o mundo, é ocasião para o louvor e a adoração ao Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo.

Reprodução

A celebração da solenidade de Corpus Christi, dia 3 de junho, em São Luís, terá atividades híbridas, com algumas igrejas, comunidade e paróquias realizando missas presenciais e que serão transmitidas pela Internet.
A solenidade, uma data móvel celebrada em comunhão pelos católicos em todo o mundo, é ocasião para o louvor e a adoração ao Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo.


O tema escolhido para este ano é “Eucaristia, Vida e Missão. Para todas as fomes: pão”, que convida a comunidade a tomar uma atitude concreta diante das dificuldades encontradas. Segundo a Arquidiocese de São Luís, a solenidade de Corpus Christi 202, está em consonância com a Ação Solidária Emergencial “É tempo de Cuidar”, uma iniciativa da CNBB e Cáritas Brasileira, que tem o objetivo de ajudar a combater a fome no Brasil, ajudando famílias em situação de vulnerabilidade, diante da pandemia de coronavírus.


Na Arquidiocese, a Solenidade é planejada pela Comissão Arquidiocesana para Corpus Christi, que novamente este ano precisou formatar as ideias para adequar às normas sanitárias em função da pandemia. A programação terá a Santa Missa de Corpus Christi, às 10h, celebrada no Santuário de São José de Ribamar com transmissão ao vivo pela TV Nazaré (canal aberto 43.1), Rádio Educadora AM 560, e pelos canais do YouTube da Arquidiocese de São Luís e Santuário de São José de Ribamar.


A Celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano de São Luís dom José Belisário da Silva e tem como convidados os vigários forâneos, coordenadores arquidiocesanos de grupos, movimentos, pastorais, serviços e novas comunidades.
Para o arcebispo metropolitano, o tema tem uma mensagem de grande relevância e está bem conectado com o momento atual.


“Ele fala em Eucaristia, em uma ceia, em uma refeição. Todos sabemos que estamos passando por um momento muito difícil, no qual a carência alimentar tem atingido sempre mais pessoas. O tema desse ano nos fala em pão em todas as mesas”, ressalta. E sobre a adaptação da Solenidade, em virtude da pandemia, o arcebispo esclarece: “Devemos seguir as orientações das autoridades sanitárias. A presença nas celebrações será restrita, mas convidamos as pessoas para participarem através dos meios de comunicação social e pela internet”, e reitera o convite.

À noite, acontecerá a Live Show “É Tempo de Cuidar”, como parte da programação de Corpus Christi, às 19h30, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Arquidiocese de São Luís, direto do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac), com  a participação de vários cantores, como: Cecilia Leite, Gabriel Melônio, César Nascimento, Marco Duailibe, Jamilson Trindade, Emanoel Jesus, Dory Lima, Robério Lima, Mirna Vox, Giil Barros, Serginho Carvalho, Edilson Gusmão, Adriana Fróes, Fernando de Carvalho, Robert Gonçalves.


Para o coordenador Arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária da Arquidiocese de São Luís, padre Jadson Borba e Silva, é importante que a Igreja esteja atenta e em conformidade com a realidade e necessidade do povo. E neste intuito ele faz o seguinte convite: “A participação de todos os irmãos e irmãs é fundamental para que possamos, efetivamente, fazer um gesto concreto nesta Solenidade de Corpus Christi 2021”.
Cada paróquia irá realizar sua programação particular conforme sua realidade pastoral.

A  Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe do bairro Vinhais, que no ano passado fez um sobrevoo pela Grande Ilha com o Santíssimo Sacramento, este ano irá fazer a carreta de “Corpus Christi”, com a presença da banda de música do Corpo de Bbombeiros. A concentração será às 15h30 no final da Av. Litorânea (Olho D’Água, seguindo por toda extensão da Litorânea (praias), Lagoa da Jansen, Península, Parque do Rangedor, Condomínios Jardins e Brisas, encerrando na Praça Saraiva, no Vinhais.
No dia da festa de Corpus Christi, a Igreja celebra a instituição do Sacramento da Eucaristia, sendo este o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai pelas ruas.

O corpo de Cristo

Reprodução

A palavra “Corpus Christi”, vem da língua latina e tem como significado: Corpo de Cristo. É uma festa que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte de Pentecostes. 


Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.


Desde o ano passado, como todos sabem, vários rituais religiosos em todo o mundo estão suspensos por causa das restrições impostas pela Covid-19. Tradicionalmente nesse dia muitas paróquias, igrejas e comunidades tem o costume de ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. 
A passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote por essas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade.
A festa religiosa foi instituída oficialmente pela Igreja por ordem do papa Urbano IV, em 1264, com a solene procissão de Corpus Christi.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias