São João

CCVM realiza programação virtual com Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula

Apresentações fazem parte da programação de junho do Centro Cultural Vale Maranhão.

Encontro dos coreiros de São Benedito. (Foto: Divulgação)

O Centro Cultural Vale Maranhão traz para o público, no mês de junho, uma programação virtual para celebrar o São João. Nas próximas sextas-feiras do mês, grupos de Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula se apresentam em encontros especiais.

A programação tem início no dia 11, com a apresentação “Sem a burrinha, o boi não dança”. O encontro promoverá a reunião de 8 burrinhas de grupos da capital e uma de São João Batista, enaltecendo a participação desse personagem no auto do Bumba Meu Boi. A apresentação será acompanhada do batuque do Bumba Meu Boi Oriente.

Na semana seguinte, no dia 18, é a vez do Encontro de Coreiras e Coreiros de São Benedito, com quinze mestres e mestras de Tambor de Crioula de São Luís reunidos para homenagear o santo padroeiro e protetor dos negros, pobres e oprimidos.

Encerrando o mês junino no CCVM, no dia 25, o Bumba Meu Boi Unidos de Santa Fé apresenta sua versão do auto do bumba meu boi do sotaque da baixada. A encenação conta a origem da brincadeira pelos personagens Pai Francisco, Mãe Catirina, pajé, amo, caboclos, entre outros. O espetáculo foi pensado pelo grupo para reviver a tradição e o valor histórico do auto, que já não é mais encenado em alguns festejos e arraiais.

Toda a programação foi selecionada pelo edital Ocupa CCVM 2020/2021 e pode ser acessada no canal do Youtube da instituição: www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao. Além das apresentações, estão disponíveis oficinas, cursos, exposições, shows, espetáculos de teatro, mostra de cinema etc. de forma gratuita para o público.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias