Mobiliza São Luís

Cartões postais de São Luís ganham esculturas dos festejos juninos

O movimento instalou, em dois belos pontos da capital, esculturas gigantes de mãos batendo matracas, um dos símbolos mais característicos da cultura maranhense.

Esculturas produzidas por artistas muralistas Gil Leros, Carlos Over e Origes. (Foto: Divulgação)

A semana começou com surpresas: são presentes lindos que São Luís acaba de receber do Mobiliza São Luís. O movimento, de iniciativa do Sebrae Maranhão e parceiros, instalou, em dois belos pontos da capital, esculturas gigantes de mãos batendo matracas, um dos símbolos mais característicos da cultura maranhense.

Uma foi instalada na Av. Litorânea (próximo à pracinha) e a outra, na Península da Ponta d’Areia (perto do Espigão). As esculturas foram pintadas pelos artistas muralistas Gil Leros, Carlos Over e Origes, que capricharam nas formas e cores expostas em cada obra de arte. “É sempre um grande presente poder fazer isso pela cidade onde a gente vive, uma honra participar desse projeto”, orgulha-se o artista Gil Leros.

Até o fim do mês de junho, outros cartões postais da cidade deverão receber presentes semelhantes, de surpresa, para colorir cenários e atrair a atenção de quem ama e visita São Luís. “Estamos dando o start, lançando a marca do Mobiliza SLZ, com o propósito de unir e conectar gente criativa que, com seu trabalho, impacta na economia local. Além de ser a nossa homenagem a São Luís e ao nosso São João, essa iniciativa pretende atrair a atenção da cadeia do turismo, da cultura e da indústria criativa da cidade”, destaca Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae Maranhão.

Quem tiver interesse em participar do Mobiliza São Luís pode realizar o cadastro no próprio site do movimento (www.mobilizaslz.com.br). “O Mobiliza vai rolar entre os dias 04 e 12 de setembro, mas a nossa equipe de curadoria já iniciou o trabalho de conexão dos parceiros, que a cada dia são mais numerosos. Por isso, o melhor momento para entrar no movimento é agora”, anuncia Danielle Abreu, coordenadora do Mobiliza São Luís.

Inspiração espanhola

A concepção do projeto foi proposta pela equipe de marketing e comunicação do Sebrae-MA, que utilizou como referência o trabalho do venezuelano Antonio Azzato. O artista sulamericano coloriu ainda mais as ruas de Madri, poucos anos atrás, com uma homenagem à obra do espanhol Diego Velásquez (1599-1660) intitulada “As meninas”, pintura que retrata uma imagem icônica na história da arte espanhola.

“Vimos o quanto a experiência espanhola conseguiu democratizar o acesso à arte e também causar identificação com as pessoas, pois cada escultura era única, customizada com diferentes desenhos e padrões visuais. Quisemos presentear São Luís com algo semelhante, que interagisse com o público e fosse capaz de despertar sentimentos diversos, como a sensação de pertencimento e o orgulho de ser daqui”, pontua Raquel Araújo, que gerente da unidade de Comunicação e Marketing do Sebrae-MA.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias