Uma grande escola para o jornalismo
O Imparcial é considerado uma grande escola para o jornalismo local, tendo em sua equipe maranhenses que pautavam sobre política, cultura e matérias policiais
Há 95 anos estavam sendo distribuídos os primeiros exemplares do jornal O Imparcial, uma empresa comprometida em levar informação de qualidade para a população maranhense.
Coordenações, diretores, redatores e funcionários nos mais variados cargos. O jornal esteve a frente do seu tempo, sendo o primeiro com impressão em cores, offset, entre outros avanços que foram fundamentais para o crescimento do jornal ao decorrer das décadas.
O Imparcial é considerado uma grande escola para o jornalismo local, tendo em sua equipe intelectuais maranhenses que pautavam sobre política, cultura e matérias policiais.
O jornalista Douglas Cunha contou em entrevista um pouco de sua história no jornal, chegando em junho de 1975 já tendo experiência no rádio, sendo contratado no O Imparcial após servir como freelancer e desde então pertence ao quadro de funcionários, somando 46 anos escrevendo nas páginas do periódico.
Além das suas atividades, também prestava serviços sindicais, se tornando presidente do sindicato dos jornalistas alguns anos depois.
Ainda durante entrevista relembrou grandes nomes que passaram no jornal, sendo eles Ferreira Goulart e José Sarney, que foi repórter de polícia na época. “ O Imparcial é uma grande escola, estamos sempre aprendendo alguma coisa. Aprendendo com quem chegou agora e os que vieram antes da gente “, completou o jornalista.
A jornalista Patrícia Cunha também contou sobre suas primeiras experiências no jornal, já que foi seu primeiro estágio e pertence ao quadro de funcionários até os dias de hoje. “Meus professores na prática foram os jornalistas do O Imparcial”, disse Patrícia.
Samartony Martins é outro exemplo de jornalista que deu seus primeiros passos na redação quase centenária. Tendo como seu primeiro cargo o de repórter. Atualmente, Samartony já chega a mais de duas décadas no jornal, sendo que está em sua segunda passagem pela empresa. “Prestes a completar 25 anos de O Imparcial, quero estar aqui por mais 25 anos. O Imparcial é como se fosse a minha casa e os funcionários a minha família”, revelou Samartony.