Evento

Primeira Semana de Quadrinhos com artistas locais é realizada em São Luís

Exposição é uma realização do Grupo Volts e Associação de Quadrinistas Maranhenses (AQMA).

Primeira Semana de Quadrinhos será realizada em São Luís. (Foto: Divulgação)

Amantes das histórias em quadrinhos poderão conferir de perto o trabalho de artistas maranhenses durante a exposição Semana de Quadrinhos AQMA, realizada pelo Grupo Volts e a Associação de Quadrinistas Maranhenses, que ocorrerá de 24 a 29 de maio, no São Luís Shopping.

“A Semana será uma vitrine para nossos artistas mostrarem suas produções e interagir com o público. Será também uma oportunidade para os leitores de quadrinhos conhecerem talentos que estão escondidos por aí”, destaca o quadrinista Osmael Santos, representante da Associação.

Ao todo, estarão expondo suas produções 11 artistas, com variados estilos e inspirações. A cada dia, dois deles estarão presentes no Estúdio Volts, no segundo piso do São Luís Shopping, das 12h às 21h.

Segundo o diretor da AQMA, a Semana tem como objetivo “mostrar à população que nosso estado também é também é capaz de realizar obras tão memoráveis quanto aquelas que inspiram grandes produções cinematográficas mundiais, e que os jovens consigam ver que os quadrinhos podem ser uma boa opção na hora de escolher uma carreira a seguir”.

Sobre a parceria, o diretor do Grupo Volts, Lucas Vieira destaca que é um passo natural, pois o público do Site Volts e os artistas da AQMA se entrelaçam. “Grande parte do público que consome nossas produções sobre entretenimento, sejam vídeos, podcasts ou as notícias no site é também o público que lê quadrinhos, e muitas vezes esse fã não conhece os artistas locais. Aproximar essas duas faces do mercado de quadrinhos maranhense não poderia ficar de fora das ações do Volts”, ressalta.

Quadrinhos com sotaque 

A Associação de Quadrinistas Maranhenses surgiu em 2019, quando, durante o evento de cultura pop On Pix, Osmael percebeu que havia “uma quantidade considerável de quadrinistas, mas mais do que pensávamos existir por aqui”.

Santos conta que a associação visa “colaborar para a consolidação de um mercado de quadrinhos” no Maranhão, aproximando os artistas uns dos outros e do público.

“A ideia de fazer uma associação surgiu daí, com a intenção de promover a classe de produtores de quadrinhos locais, realizar eventos voltadas para a área, fomentar iniciativas para a produção e publicação de quadrinhos e proporcionar aos artistas novos, oportunidades de aprendizado e ingresso no mercado”, explica.

Sobre o mercado local, Osmael Santos destaca que o quadrinista maranhense é “persistente” e está sempre superando desafios que artistas de outros estados podem não ter de enfrentar no dia-a-dia.

Temos aqui uma dificuldade enorme em todos os sentidos. Materiais de trabalho mais caros, custos de impressão elevados, escassez de cursos voltados para esta área, dentre outros empecilhos que tornam a produção de quadrinhos uma dura batalha”, conta. 

Mas as dificuldades não suplantam a criatividade, e o quadrinista maranhense tem orgulho de sua terra. “Em termos artísticos podemos notar no maranhense uma tendência a explorar temas culturais, retratando regionalismos que apenas nós vivenciamos”, conclui Santos.

Artistas que estarão presente na Semana de Quadrinhos AQMA

Seg – Joe Bruno

Ter – Wagner Elias e Rafa Santos

Qua – Ray Olli e Dreyce

Qui – Zilson Costa e Marcos Caldas

Sex – Osmael Santos e Pedro Calango

Sáb – Iramir Araújo e Rom Freire

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias