PORTO

Porto do Itaqui em novo patamar

O Porto do Itaqui bateu a marca de 3 milhões de toneladas de cargas movimentadas em um único mês

Foto: Reprodução

Com a desatracação do navio SPI Gratitude, no início desta semana, o Porto do Itaqui bateu a marca de 3 milhões de toneladas de cargas movimentadas em um único mês e superou o recorde anterior de movimentação mensal, obtido em agosto de 2019, quando registrou 2,88 milhões de toneladas. No acumulado do quadrimestre, o volume de cargas contabilizado até agora é de 9,1 milhões de toneladas, um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado (6,8 milhões de ton).

O resultado foi impactado, principalmente, pelas operações do entreposto de combustíveis e pelo incremento da soja. Com mais de 970 mil toneladas movimentadas, o volume de granéis líquidos dobrou em relação ao mesmo período de 2020. Se contarmos só as operações de entreposto, a alta é de 250%, passando de 154 mil toneladas movimentadas em abril de 2020 para 535 mil toneladas neste mês. Já a soja, que ainda não atingiu o pico da safra, bateu 1,7 milhão de toneladas exportadas, volume 45% maior que em abril passado.

Para o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, mais do que um recorde, esses números elevam o Itaqui a um novo patamar e demonstram a confiança dos investidores e clientes. “Essa marca reflete o trabalho implementado e os investimentos públicos e privados efetivados a partir de 2015 e reafirma a importância econômica do Itaqui para o nosso estado e para o país. Importante notar que o nosso compromisso com a saúde e segurança das pessoas e das operações, e o respeito ao meio ambiente, vem aliando excelência logística, e competitividade a sustentabilidade e inovação”, afirma.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias