23 tripulantes continuam de quarentena e um segue internado
Segundo a SES, dois tripulantes apresentam sintomas leves, 12 continuam assintomáticos e os nove que testaram negativos para Covid-19, não apresentam quadro suspeito.
Nessa quarta-feira (19), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou em nota que 23 tripulantes continuam em quarentena e isolados em cabines individuais no navio “MV SHANDONG DA ZHI”.
Segundo informações da SES, dois tripulantes apresentam sintomas leves, 12 continuam assintomáticos e os nove que testaram negativos para Covid-19, não apresentam quadro suspeito.
De acordo com o boletim médico do hospital da rede privada, o tripulante internado mantém quadro estável e apresenta melhora clínica.
A SES reforça que mantém o acompanhamento do caso, sob coordenação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Governo Federal, e aguarda o resultado do sequenciamento genômico do Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, para identificar se há uma variante da Covid-19 nos tripulantes infectados.
Entenda o caso
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi notificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) após um tripulante do navio “MV SHANDONG DA ZHI” dar entrada num hospital da rede privada de São Luís e testar positivo para Covid–19. O homem é de nacionalidade indiana.
Segundo a ANVISA, o navio encontra-se em quarentena (área de fundeio) para isolamento do restante da tripulação, que foi submetida ao teste PCR, seguindo os protocolos sanitários.
O paciente internado tem 54 anos, nacionalidade indiana e começou a apresentar sintomas no dia 4 de maio, de acordo com o relatório médico. Procedimentos médicos foram realizados antes do homem ser encaminhado ao hospital, no dia 13 de maio, mas o sintomas continuaram, tendo que o tripulante ser encaminhado por helicóptero para o hospital por recomendações médicas.