SEMANA SANTA

Programação da Semana Santa em Igrejas Católicas, foi mais uma vez alterada por causa da Pandemia

Segundo o comunicado feito pelo arcebispo, Dom José Belisário, as igrejas estarão abertas, porém devem seguir uma série de restrições para evitar a propagação da Covid-19.

Foto: Reprodução

Mais uma vez esse ano, a celebração da Semana Santa no Maranhão será alterada por causa da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o comunicado feito pelo arcebispo metropolitano de São Luís, Dom José Belisário, as igrejas estarão abertas, porém devem seguir uma série de restrições para evitar a propagação da Covid-19.

Segundo Sebastião Cardoso, coordenador das Procissões Quaresmais do Centro de São Luís, todas as igrejas estão fazendo suas celebrações com 30% de sua capacidade de lotação. Os fiéis também irão poder acompanhar as celebrações através das redes sociais, por meio de transmissões ao vivo.

Sobre o tradicional espetáculo Via Sacra, ele foi cancelado esse ano, com objetivo de conter aglomerações. Além disso, as tradicionais procissões de Domingo de Ramos, também, não foram realizadas.

Para a bênção dos ramos, as paróquias tiveram que escolher a segunda ou terceira forma do Missal Romano. Outro rito que não foi realizado, foi o Lava-Pés, na Missa da Ceia do Senhor.

A Celebração da Paixão do Senhor, a veneração da Santa Cruz terá sua realização com uma simples genuflexão, e também não haverá o beijo da Santa Cruz. Foi cancelada, também, a preparação e acendimento do fogo, na Vigília Pascal, no Sábado Santo.

Sem os ritos tradicionais, o Círio Pascal será aceso seguindo-se a proclamação da Páscoa. O Domingo de Páscoa terá sua celebração conforme as orientações para as Missas dominicais. Quanto ao Sacramento da Penitência, não será realizado o chamado “mutirão de confissões”, para não haver aglomerações.

Quais mudanças irão ocorrer na Semana Santa 2021 no Maranhão

  • A Missa do Crisma fica adiada sem nova data defina.
  • O tradicional rito do Lava-pés, na Missa da Ceia do Senhor, será omitido.
  • A veneração da Santa Cruz, na Celebração da Paixão do Senhor, será feita com uma simples genuflexão, suspendendo o beijo da Santa Cruz.
  • A preparação e acendimento do fogo, na Vigília Pascal no Sábado Santo, serão omitidos.
  • O Círio Pascal será aceso sem o ritual de costume, seguindo-se a proclamação da Páscoa.
  • O Domingo de Páscoa será celebrado conforme as orientações para as Missas dominicais.
  • Quanto ao Sacramento da Penitência, não se poderá realizar o chamado “mutirão de confissões”.
  • Os párocos devem estabelecer e comunicar aos fiéis da sua paróquia dias e horários para atendê-los, observando-se o devido distanciamento social e o uso de máscara.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias