Por causa da pandemia, a celebração da Semana Santa em São Luís, foi pelo segundo ano alterada
Esse ano, o espetáculo Via Sacra foi cancelado, de acordo com Sebastião Cardoso, coordenador das Procissões Quaresmais do Centro de São Luís.
A programação da Semana Santa no Maranhão, pelo segundo ano, foi afetada por conta da pandemia da Covid-19 e desta vez precisará passar por adaptações novamente para ocorrer sua realização. Um comunicado foi realizado pelo arcebispo metropolitano Dom José Belisário informando a cerca das medidas a serem adotadas na Semana Santa de 2021.
Esse ano, o espetáculo Via Sacra foi cancelado, de acordo com Sebastião Cardoso, coordenador das Procissões Quaresmais do Centro de São Luís, todas as igrejas estão fazendo as celebrações com apenas 30% de sua capacidade.
As redes sociais serão essenciais, pois serão usadas para a transmissão dos eventos esse ano, conforme pontuou o padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária. No Domingo de Ramos, não ocorrerá as famosas procissões, com intuito de evitar as aglomerações. A bênção dos ramos, as paróquias deverão escolher a segunda ou terceira forma do Missal Romano. O Lava-Pés, rito comum na Semana Santa que acontece na Missa da Ceia do Senhor, também não será realizado.
A veneração da Santa Cruz será realizada com uma simples genuflexão, na Celebração da Paixão do Senhor, omitindo-se o beijo da Santa Cruz. A preparação para o acendimento do fogo, na Vigília Pascal, no Sábado Santo, também não ocorrerá.
Com os rituais tradicionais sem ocorrer, o Círio Pascal será aceso seguindo-se a proclamação da Páscoa. O Domingo de Páscoa será celebrado conforme as orientações para as Missas dominicais. Não poderá ser realizado também o Sacramento da Penitência, o chamado “mutirão de confissões”. Os párocos terão que estabelecer e comunicar aos fieis de sua paróquia dias e horários para atendê-los, observando-se o devido distanciamento social e o uso de máscara.