CORONAVÍRUS

No Maranhão

3817
276062
246329
7612
VACINA JÁ

Novo lote de vacinas chega ao Maranhão para acelerar a imunização contra Covid-19

Os novos lotes serão destinados aos municípios que atingiram 70% de doses aplicadas

Vacinas contra a Covid-19 (Foto: Julyane Galvão)

Neste sábado (27), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu mais 158.700 doses de vacinas, sendo 78.200 doses da CoronaVac e 80.500 da AstraZeneca. Com o novo lote, o Maranhão totaliza 1.004.390 de doses recebidas.

Essa conta não é minha

Leia também: Fiocruz recebe insumos para produção de vacina da Oxford/AstraZeneca

As novas doses da AstraZeneca são destinadas à vacinação de 37% da população quilombola e 3% para idosos de 65 a 69 anos. Já as doses da CoronaVac, à imunização de 2% dos trabalhadores da saúde, 23% para idosos de 65 a 69 anos e 22% para idosos entre 70 e 74 anos.

“Na remessa recebida neste sábado, 2% das doses da CoronaVac estão destinadas ao público-alvo profissionais da saúde. É a última remessa de imunizantes para este grupo que deve ser vacinado nos próximos dias”, explicou a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, que acompanhou o recebimento das doses do imunizante no estado. 

As vacinas foram recebidas na Rede de Frio da SES, onde são armazenadas e passam pelo controle de qualidade. Em seguida, a equipe prepara os lotes destinados aos municípios maranhenses e inicia para distribuição os que já atingiram 70% de doses aplicadas, conforme determinado em decreto. Até o momento, 51 municípios maranhenses já alcançaram porcentagem.

Com as novas doses do imunizante, o objetivo é intensificar a cobertura vacinal dos profissionais de saúde, seguindo o Plano Nacional de Imunização. “Hoje, ao recebermos essa remessa, teremos um público muito importante que finalizará a imunização, que são os trabalhadores da saúde, que atuam direta ou indiretamente com os pacientes infectados pelo vírus SARS-CoV-2. Nos próximos dias, esse público deve estar imunizado e, assim, também diminuiremos o contágio desses profissionais tão necessários para o enfrentamento da doença”, reforçou Tayara Pereira. 

Drive-thru

Nesta segunda-feira (29), o novo drive-thru para vacinação contra a Covid-19, de responsabilidade do governo do Maranhão, passa a iniciar seu atendimento em na Grande Ilha, mais especificamente no estacionamento do Pátio Norte Shopping.

Com intuito de acelerar o processo de vacinação da população idosa com idades de 70 a 74 anos de São José de Ribamar e de Paço do Lumiar, o governo estadual implantou mais um drive-thru na localidade. O horário de funcionamento será entre 8h e 16h.

A pessoa que será vacinada deve levar ao local um documento de identificação com foto, acompanhado do cartão do SUS, da carteira de vacinação e um comprovante de residência.

Para se manter bem informado sobre o Maranhão acesse oimparcial.com. Siga, também as nossas redes sociais, Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Tem alguma denúncia para fazer? Entre em contato por meio do nosso WhatsApp (98) 99120-9898.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Entretenimento e Cultura
Esportes
Polícia
Mais Notícias