GRANDE ILHA

Fiscalização já autuou mais de 20 estabelecimentos por descumprimento de normas sanitárias

A Vigilância Sanitária Municipal, em parceria com a Blitz Urbana e Guarda Municipal de São Luís, têm executado ações de inspeção de bares, lanchonetes, praças de alimentação e similares na capital

Foto: Reprodução / Semus

Desde o último dia 3, quando foi publicado o Decreto Estadual nº 36.582 e Municipal nº 56.887/21, que estabelecem as diretrizes para conter o avanço dos casos de Covid-19 na Grande Ilha, lojas e estabelecimentos comerciais têm sido fiscalizados diariamente, visando garantir o cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas.

Leia também: Governo do Maranhão compra 4,5 milhões de doses da vacina Sputnik V

A Vigilância Sanitária Municipal, em parceria com a Blitz Urbana e Guarda Municipal de São Luís, têm executado ações de inspeção de bares, lanchonetes, praças de alimentação e similares na capital. Um balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), mostra que, até a última segunda-feira (15), 173 estabelecimentos já foram fiscalizados. Destes, 21 foram autuados por estarem funcionando em desacordo com o que foi estabelecido nos decretos estadual e municipal.

De acordo com o Superintendente da Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Jessé, a ação é necessária para evitar práticas que representem aumento do risco de transmissão do coronavírus.

“Nosso principal objetivo não é apenas autuar os estabelecimentos que não seguem a ordem estabelecida pelos decretos vigentes, mas sim agir no sentido de educar a população e conscientizá-los de que o momento pede a ajuda de todos para que possamos diminuir o contágio do vírus em nossa cidade”, afirmou.

Ainda segundo o documento, os estabelecimentos que tiveram funcionamento presencial interrompido por sete dias poderão manter somente os serviços de delivery, ou seja, entrega na residência ou ponto de interesse do cliente; e ainda no sistema drive-thru, até às 23 horas.

As medidas restritivas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus seguem em vigor até o dia 21 deste mês. Em casos de desobediência das normas sanitárias, os responsáveis ou proprietários são orientados a evitar tais práticas e, em casos específicos e necessários, autuados

Segundo o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, até o momento o trabalho vem sendo importante para evitar aglomerações e o cumprimento das medidas de proteção sanitária. “Vivemos ainda um período difícil e todas as providências visando evitar o contato entre as pessoas são de importância única. Desta forma, reforçamos o combate ao vírus e protegemos a nossa população”, destacou. 

Para se manter bem informado sobre o Maranhão acesse oimparcial.com. Siga, também as nossas redes sociais, Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Tem alguma denúncia para fazer? Entre em contato por meio do nosso WhatsApp (98) 99120-9898.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias