Fiocruz desenvolveu vacina brasileira contra Covid-19 em “sigilo”? Checamos!
Viralizou nas redes sociais uma publicação afirmando que o Brasil, por meio da Fundação Oswaldo Cruz, teria desenvolvido uma vacina contra a Covid-19 em “sigilo
Viralizou nas redes sociais uma publicação afirmando que o Brasil, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), teria desenvolvido uma vacina contra a Covid-19 em “sigilo”. A mensagem ainda afirma que a vacina criado juntamente de um pesquisador israelense teria sido aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
No entanto, essas informações são falsas. A Fiocruz não está desenvolvendo um imunizante juntamente de um pesquisador de Israel. A vacina que tem sido produzida pela fundação brasileira é a criada pela empresa farmacêutica AstraZeneca com a Universidade de Oxford, dos Estados Unidos. Essa acordo foi firmado entre a empresa e as autoridades brasileiras ainda no ano passado.
Um segundo ponto indicado na mensagem que não condiz com a verdade é o fato de que ainda não há vacinas aprovadas no país pela Anvisa, com utilidade emergencial ou definitiva. Três imunizantes estão sendo desenvolvidos no Brasil: a do Centro de Tecnologia em Vacinas da UFM), em parceria com a Fundação Ezequiel Dias; a vacina Versamune-CoV-2FC, em parceria com a PDS Biotechnology, Farmacore Biotecnologia Ltda e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; e a da UFRJ-Vac, da UFRJ.
Leia mais: Informações sobre desenvolvimento de vacinas no Brasil
Para se manter bem informado sobre o Maranhão acesse oimparcial.com. Siga, também as nossas redes sociais, Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Tem alguma denúncia para fazer? Entre em contato por meio do nosso WhatsApp (98) 99120-9898.