5 epidemias bizarras que a ciência nunca explicou
Algumas delas, que incluem sintomas como histeria ou alucinação coletiva, só conseguem ser explicadas com base em fenômenos psicológicos. Outras não seguem nenhuma lógica

Foto: Reprodução / A doença da dança
Epidemia de riso na Tanzânia

Inexplicavelmente, uma piada contada dentro de um colégio interno para meninas fez com que a população de diversas cidades na região de Tanganyika tivesse crises de riso incontroláveis.
O fato ocorreu em 1962 e, por mais incrível que possa parecer, só terminou 18 meses depois de ter começado. Três meninas começaram a rir histericamente. A direção da escola não deu muita atenção ao fato. No final do dia, porém, havia 95 alunas se acabando de rir.
A escola foi fechada por preocupação com a saúde das alunas. Elas foram então enviadas para vilarejos diferentes e “infectaram” as pessoas de lá. Meses depois, 200 pessoas na vila de Nshamba riam histericamente, e logo 14 outras escolas também foram fechadas.
As risadas causaram diversos sintomas derivados do próprio riso incontrolável, como dores, desmaios, problemas respiratórios, erupções cutâneas e até mesmo ataques de choro.