CURIOSIDADES

5 epidemias bizarras que a ciência nunca explicou

Algumas delas, que incluem sintomas como histeria ou alucinação coletiva, só conseguem ser explicadas com base em fenômenos psicológicos. Outras não seguem nenhuma lógica

Foto: Reprodução / A doença da dança

Há cerca de um ano, o mundo inteiro parou por conta de um ser invisível, tão fatal quanto misterioso, que mesmo após tantos meses, ainda é uma verdadeira incógnita para a ciência. Com mais de 2.641.707 mortes em todo o planeta, o novo coronavírus nos apresentou ao cenário de “pandemia”, até então, vista apenas nos livros de história.

A Covid-19 é, de fato, a maior crise sanitária do século XXI, mas não é primeiro surto de contágio que a humanidade presencia. Em 1918, por exemplo, a Gripe Espanhola assolou o mundo e fez mais de 500 milhões de vítimas. Muito antes, por volta de 1347 d.C, a Peste Negra (ou Peste Bubônica) devastou toda a Europa e provocou entre 75 e 200 milhões de mortes. Doenças que ainda intrigam os cientistas.

Mas, se você pensa que acaba por aí está muito enganado. Volta e meia, pesquisadores descobrem arquivos sobre epidemias enigmáticas, que não se encaixam nos conhecimentos da medicina. Algumas delas, que incluem sintomas como histeria ou alucinação coletiva, só conseguem ser explicadas com base em fenômenos psicológicos. Outras não seguem nenhuma lógica.

O Imparcial listou 5 epidemias bizarras e misteriosas que a ciência nunca explicou. Confira!

Próxima »1 / 6
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias