PANDEMIA

Prefeitura disponibiliza 120 leitos exclusivos para Covid-19

Eduardo Braide anunciou a destinação de 120 leitos exclusivos para Covid-19, sendo 90 de enfermarias e 30 de UTI

Foto: Imparcial

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou nesta quarta-feira (9) durante coletiva de imprensa novas medidas de enfrentamento à síndromes respiratórias. Segundo Braide, os pacientes serão tratados em três níveis: Porta de entrada (destinado a casos de baixa complexidade), Ambulatório especializado (destinado a casos moderados e graves) e Pós-Covid-19.

Além disso, ele divulgou a destinação de 120 leitos exclusivos para Covid-19, sendo 90 de enfermarias e 30 de UTI.

Confira como irá funcionar:

  • Portas de entrada ou Unidades de baixa complexidade

Nas unidades de atendimento chamadas “Porta de entrada” serão atendidos síndromes gripais leves. A prefeitura de São Luís disponibilizará cinco pontos de atendimentos destinados a casos considerados de baixa complexidade.

Casos considerados leves serão atendidos nas seguintes unidades:

  • Unidade de atendimento Centro
  • Unidade de atendimento Cidade Operária
  • Unidade de atendimento área Itaqui Bacanga
  • Unidade de atendimento na zona rural de São Luís

Destinados a pessoas que estão com sintomas leves de gripe e necessitem de atendimento por apresentarem sintomas gripais.

  • Casos moderados e graves

Os casos considerados moderados e graves deverão ser destinados à Unidade Mista do Bequimão. A Unidade funcionará no regime de pronto atendimento de 24h que atenderá exclusivamente casos de Covid e outras síndromes gripais.

O local contará com 30 leitos destinados ao atendimento de pacientes

  • Hospital de referência de tratamento à Covid-19

O hospital funcionará no hospital da Mulher e contará com 50 leitos de internação exclusivo para Covid, sendo 10 leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria. Além desses leitos, serão disponíveis mais 40 leitos de internação serão no Hospital Universitário, sendo 20 leitos de UTI e 20 de enfermaria.

Cirurgias eletivas

Eduardo Braide ressaltou que todos os procedimentos que seriam realizados no Hospital da Mulher passarão a ser realizados no Hospital Universitário Presidente Dutra pela equipe de médicos da Prefeitura de São Luís.

Pós Covid

Um Ambulatório de Promoção e reabilitação em saúde para pacientes, familiares e profissionais funcionará também na unidade mista do Bequimão. Nesse lugar estarão disponíveis psiquiatras, neurologistas, fisioterapeutas, médicos de terapias integrativas, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Além disso, o local contará com um centro de apoio à famílias enlutadas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias