Olha o golpe!

Olha o golpe! Criminosos usam vacinação contra Covid-19 para roubar dados

Várias pessoas tem sido vítimas de golpes que usam a promessa de imunização para roubar dados

O Google recomenda desativar as chamadas Wi-Fi e Voice-over (VolTE) nas configurações dos aparelhos. (Foto: Reprodução).

Após o início da vacinação na maioria dos estados, várias pessoas tem sido vítimas de golpes que usam a promessa de imunização para roubar dados dos interessados na vacina.

No último dia 14, o Ministério da Saúde emitiu uma nota afirmando que havia tomado conhecimento de tentativas de fraude pelo celular usando o nome do órgão.

Como acontece o golpe?

O criminoso entra em contato com a possível vítima e se identifica como agente da pasta. Após isso, oferece um pré cadastro para vacinação com o objetivo de obter informações pessoais da vítima.

Outra maneira era uma mensagem de texto com um link ou código para esse falso cadastro, que pode levar à clonagem do WhatsApp do usuário.

Foto: Reprodução

Atenção! O agendamento de vacinação não requisita dados da população e nem envia códigos para usuários do sistema de saúde. Vale destacar que, caso você receba ligações ou mensagens pelo celular, o Ministério orienta não fornecer nenhum dado e denunciar às autoridades.

Dicas para não cair em golpes pelo WhatsApp

  • Ativar verificação em duas etapas;
  • Nunca confiar em links suspeitos, ligações ou SMS;
  • Em caso de golpe, a primeira medida é avisar aos contatos telefônicos

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias