DENÚNCIA

Atraso na entrega de insumos preocupa pacientes com diabetes em São Luís

Segundo dados do IBGE, cerca de 9 milhões de brasileiros tem diabetes

Foto: Reprodução

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, cerca de 9 milhões de brasileiros tem diabetes. Isso corresponde a mais de 6% da população.

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria das pessoas que possuem a doença são mulheres, cerca de 5,4 milhões de mulheres e já os homens correspondem a 3,6 milhões. Acredita-se que até 2040, 642 milhões de pessoas ao redor do mundo estarão com diabetes, sendo 570 milhões detectadas com o tipo 2 da doença.

De acordo com a lei federal de n° 11. 347, os pacientes com diabetes devem receber gratuitamente do Sistema Único de Saúde- SUS, os medicamentos necessários para tratamento, assim como os materiais exigidos para a sua aplicação e a monitoração da glicemia capilar.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o paciente deverá relatar o caso à ouvidoria da Secretaria da Saúde dos estado ou do município e também na própria sede da mesma. Caso suas solicitações não seja atendidas, o paciente poderá requerer judicialmente o fornecimento gratuito de todos os itens indispensáveis ao seu tratamento médico.

Segundo a presidente da Associação Maranhense dos diabéticos tipo 1 (AMAD-1), Aila Borges, destacou que a entrega de insumos tem ocorrido a cada três meses e no mês de janeiro atrasou. “O município deve nos entregar as fitas, as seringas e o lancetador. Mas só tem ocorrido a entrega da seringa, inclusive, uns meses atrás recebemos uma seringa desapropriada para aplicação de insulina”, destacou.

Foto: Reprodução

Além disso, Aila afirma que os pacientes portadores de diabetes tem recebido insumos incompletos há vários meses. “Tentamos vários contatos com a Secretaria de Saúde, mas infelizmente não fomos atendidos. Por vezes, nos forneceram as fitas, mas não nos entregaram lancetador e os outros insumos”, relatou.

A importância dos insumos

“Para a secretaria de saúde passar um mês sem entregar os insumos para ele pode ser nada, mas para as pessoas com diabéticas é muita coisa. Tem mãe que dois, três filhos com diabetes e esses insumos tem um custo altíssimo”, enfatizou a presidente da AMAD-1.

Através de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que não há atraso e nem a entrega de medicamentos incompletos aos diabéticos em São Luís.

Confira nota na íntegra

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que não há atraso e nem a entrega de medicamentos incompletos aos diabéticos em São Luís.

Todas as 54 unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sendo abastecidas regularmente com materiais e insumos, disponibilizados mensalmente, conforme prescrição médica do automonitoramento glicêmico.

A Semus reforça que as pessoas que não compareceram no último trimestre de 2020 (outubro/novembro/dezembro) estão sendo orientadas a comparecer ao órgão para justificar a ausência.

A Semus tem trabalhado para que os insumos e o direito dos pacientes com diabetes em tratamento sejam garantidos pelo Município.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias