Não há vacinas disponíveis à iniciativa privada, de acordo com AstraZeneca
A farmacêutica anunciou que não possui doses disponíveis da vacina contra a Covid-19 para o mercado privado
Nesta terça-feira (26), a empresa farmacêutica AstraZeneca anunciou que não possui doses disponíveis da vacina contra a Covid-19 para o mercado privado, ou seja, todas as doses serão direcionadas aos países pela compra de seus governos e demais organizações.
“No momento, todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility, não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado”, diz a nota. A Covax Facility é um consórcio internacional do qual o Brasil faz parte, para garantir a distribuição de vacinas a países mais pobres.”, afirma a empresa por meio de nota.
Leia também: Mais 299 novos casos confirmados de Covid-19 são registrados no Maranhão
Entre os interessados de iniciativa privada para a compra dos imunizantes, estão os empresários brasileiro que demonstraram intenção de adquirirem as vacinas contra a Covid-19.
O presidente Jair Bolsonaro, ainda nesta terça, afirmou que apoia o investimento do mercado privado sobre a compra das vacinas, na intenção de aplicarem-nas em seus funcionários.
A farmacêutica AstraZeneca trabalha no desenvolvimento das vacinas em combate à pandemia causada pelo novo coronavírus em parceria com a Universidade de Oxford (EUA). Além disso, de acordo com a empresa, há mais de 100 milhões de doses do imunizantes disponíveis pelo Brasil, adquiridas pelo acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).