ECONOMIA

Melhores dicas para investir seu dinheiro em 2021

Para falar melhor sobre o assunto, o economista maranhense Eden Júnior, explica sobre as tendências para este ano

Foto: Reprodução.

Os impactos da pandemia da covid-19 ao redor do mundo geraram problemas em diversas áreas, sendo a economia uma das mais afetadas. No entanto quem pretende começar ou continuar investindo em 2021, pode obter sucesso caso utilize o caminho certo. Veja a seguir as melhores dicas para investir seu dinheiro em 2021.

Leia também: Teatro Sesc inicia 2021 com três espetáculos

Para falar melhor sobre o assunto, o economista e professor maranhense Eden Júnior, explica sobre o universo dos investimentos, o ano de 2020 e as tendências para 2021. 

Professor Eden Junior. Foto: Reprodução.

Um breve resumo sobre 2020 

Imagem: Andriy Onufriyenko/Getty Images.

Sobre o ano de 2020, o professor considera como catastrófico, levando em conta as quedas globais e seus desdobramentos. Ele afirma que segundo a última previsão do  Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia global sofrerá um tombo de 4,4% em 2021. No entanto o Banco Central acredita que a economia do Brasil também terá contração de 4,4%.

“São números catastróficos, que provavelmente se confirmarão quando os dados forem fechados nos próximos meses, indicando que a crise mundial causada pela pandemia do Novo Coronavírus se insere nos mais terríveis eventos da história, como as duas Grandes Guerras Mundiais e as Crises Globais de 1929 e de 2008.”

O economista ainda ressalta que com as pessoas ficando mais em casa, os comércios e serviços vendem menos, as indústrias reduzem a produção e o desemprego aumenta, desorganizando a economia de modo geral. Além da crise econômica, ainda é gerado um ciclo negativo, alimentado pelo avanço da doença e a necessidade de evitar o contato físico. 

Qualquer pessoa pode investir dinheiro?

Foto: Reprodução.

– Sim, qualquer pessoa pode aplicar suas reservas, especialmente com o acesso à internet, que viabilizou o alcance de sites de bancos e corretoras de investimentos. Agora, o elemento básico para ampliar a possibilidade de sucesso é a informação. Quanto mais a informação for segura e confiável, maior a probabilidade de êxito e vice-versa.

Como obter os melhores resultados?

Imagem: Reprodução.

Para obter os melhores resultados: quando ganhar, ganhar bastante, e se perder, perder pouco, quais as melhores e mais seguras formas de investir capital?

“Uma regra básica é que quanto mais elevada for a possibilidade de lucro numa aplicação, mais risco ela terá. Então, friso que a informação de qualidade é fundamental para quem quer se arriscar na área de investimentos. Dessa forma, é imprescindível ler muito sobre as possibilidades de investimento, buscar dicas de especialistas e de um gerente de banco experiente e que atue com um portfólio amplo de possibilidade de aplicações.

Uma outra sugestão é diluir os investimentos em diversas variedades, como ações, títulos públicos, ouro e moedas, para suavizar o risco de insucessos. Também é imprescindível saber qual é o perfil do investidor: se ele quer correr mais ou menos risco. A idade do investidor, outrossim, é um elemento essencial: quanto mais jovem, a pessoa pode correr mais risco, pois ainda terá uma vida inteira para se recuperar, no caso de malogro. O raciocínio contrário, da mesma forma, é verdadeiro: pessoas mais maduras, devem correr menos riscos, pois no caso de fracasso, poderão ter pouco tempo para se reerguerem.” Explicou, o economista.

Para quem deseja investir em 2021

Foto: Reprodução.

O professor sustenta o maior segredo: procurar informação segura e de qualidade, considerando o fator essencial para o sucesso. Como leituras, dica dos especialistas, sites confiáveis voltados para o assunto, colunas de jornais e programas de TV de quem já está acostumado com o universo complexo das aplicações financeiras.

“Com a queda na taxa básica de juros da economia, a Selic, que está na mínima histórica de 2% ao ano, a tradicional poupança perdeu rendimento, e o rendimento dela não é suficiente nem mesmo para recuperar as perdas causadas pela inflação. Dessa forma, outras opções como ações de empresas em bolsas de valores, ouro e títulos públicos, ganham destaque.  Mas lembre-se: conhecimento é tudo nessa área de investimento. Afinal ninguém vai sentar na poltrona para pilotar um grande avião à jato, se não tiver muitas horas de estudo, treinamento e voo, não é mesmo?”              

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias